Tratado de 1996 que proíbe todos os testes com armas nucleares foi revogado por Putin
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou nesta quinta-feira (2) uma lei que revoga a ratificação do Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares pela Rússia.
O tratado de 1996 proibia todos os testes com armas nucleares, embora alguns países-chave como EUA e China nunca o ratificaram.
A Rússia posiciona que não retomará os testes, desde que Washington o faça e que sua desratificação não altera sua postura nuclear ou a forma como divide informações sobre suas atividades nucleares.
Putin disse, em 5 de outubro, que ainda estava no abstrato a possibilidade da Rússia retomar os testes nucleares, depois dos apelos de alguns especialistas em segurança e legisladores russos para que testasse uma bomba nuclear como um aviso ao Ocidente.
Tal medida, se de fato acontecer, poderia dar início a uma nova era de testes nucleares de grandes potências, temem os especialistas ocidentais.
A aprovação da lei de desratificação por Putin tomou forma em um site do governo que dizia que a decisão tem efeito imediato. As duas câmaras do Parlamento russo já aprovaram a medida.
Acesse os portais:
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luzpranos
#luzpranos
Deus no comando 🙏
É uma decisão muito preocupante e perigosa da Rússia, que pode aumentar a tensão e o risco de uma guerra nuclear no mundo.
Luz p’ra nós.
Luz p’ra nós.
Luz pra nós
Luz p’ra nós! ✨️
Luz p’ra nós!