Na Umbanda, o Dia de Oxóssi é comemorado hoje, 20 de Janeiro, assim como o Dia de São Sebastião para o sincretismo católico.
Filho de Oxalá e de Iemanjá, irmão de Ogum e Exu, pai de Logunedé, Oxóssi é o orixá da caça e da vida dos animais selvagens, guerreiro e protetor dos caçadores e caminhantes.
Assim, para a Umbanda, Oxóssi representa uma das sete forças primordiais de Deus, pertencendo ao pólo positivo das energias espirituais, expandindo, irradiando e impelindo os seres para a construção vigorosa de seus destinos, bem como garantindo que os mais fragilizados encontrem doutrinação firme e amorosa, desenvolvendo seu saber religioso e sua fé.
Tido como o grande caçador, o grande provedor de mantimentos, é ele quem busca, quem caça, que vai atrás daquilo que é necessário.
Ele também representa a fartura, lutando em defesa daqueles que lutam pelo seu sustento e de sua família. Segundo a lenda, ele é o responsável por prover as refeições dos seres humanos, sempre auxiliando os que buscam suas bênçãos. O símbolo do orixá das matas é uma árvore de sete ramos, encimada por um pássaro, essência da força da árvore.
Brasil
Durante a diáspora negra, muitos escravos que cultuavam Oxóssi não sobreviveram aos rigores do tráfico negreiro e do cativeiro, mas, ainda assim, o culto foi preservado no Brasil e em Cuba pelos sacerdotes sobreviventes e Oxóssi se transformou, no Brasil, num dos orixás mais populares, tanto no candomblé, onde se tornou o rei da nação Ketu, quanto na umbanda, onde é patrono da linha dos caboclos, uma das mais ativas da religião.
Características
Seu habitat é a floresta, sendo simbolizado pela cor verde na umbanda, e recebendo a cor azul clara no candomblé, mas podendo usar, também, a cor prateada nesse último. Sendo assim, roupas, guias e contas costumam ser confeccionadas nessas cores, incluindo, entre as guias e contas, no caso de Oxóssi e, também, seus caboclos, elementos que recordem a floresta, tais como penas e sementes.
Seus instrumentos de culto são o ofá (arco e flecha), lanças, facas, punhais e demais objetos de caça. É um caçador tão habilidoso que costuma ser homenageado com o epíteto “o caçador de uma flecha só”, pois atinge o seu alvo no primeiro e único disparo tamanha a precisão. Conta a lenda que um pássaro maligno ameaçava a aldeia e Oxossi era caçador, como outros. Ele só tinha uma flecha para matar o pássaro e não podia errar. Todos os outros já haviam errado o alvo. Ele não errou, e salvou a aldeia. Daí o epíteto “o caçador de uma flecha só”
Oxóssi está ligado também à expansão dos limites, do campo de ação, ao ter-se a caça como metáfora para conhecimento, conscientização. Ao atingir o conhecimento, Oxóssi acerta o seu alvo. Por este motivo, é um dos Orixás ligados ao campo do ensino, da cultura e da arte. Nas tribos tradicionais em África, cabia ao caçador penetrar o mundo “exterior”, a mata, trazer tanto a caça quanto as folhas medicinais.
Elemento
O elemento de Oxóssi é a terra, a ela ligado com liberdade, e rege o voar dos pássaros e a evolução das pequenas aves. Oxóssi está nas refeições, pois é quem provê o alimento. Em seu lado negativo, estão presentes o pouco plantio; o apodrecimento de frutas, legumes e verduras, etc., até mesmo a arte mal acabada, inacabada ou feita de má vontade. Curiosamente, Oxóssi também é a comodidade, um pouco de preguiça, a vontade de nada fazer senão contemplar, admirar, pensar.
Hino Passarinho Verde:
Luz p’ra nós
Portais
cristolucifer.com.br
unebrasil.com.br
unebrasil.org
unebrasil.net
congressoonline.org
querovencer.unebrasil.com.br
Aho!
Sintonizei o artigo e imediatamente me conectei com os pássaros, apareceu um beija flor quando dei o play p’ra ouvir a música!
Gratidão!🙏🏻.
Luz p’ra nós 🍎.
Tenho um amigo filho de Oxóssi que é vibe HU pura 🌿 luz p’ra nós!
Luz pra nós!
#luzpranos
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós!🙏
Gratidão pelo post. Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz pra nós. Gratidão pelo post!
Luz p’ra nós
Gratidão pelo conteúdo sobre Oxóssi, ficou muito bom.
esses dias ganhei uma camiseta com uma imagem q me lembra ogum. sintonizei demais com esse arquétipo
luz p nós