A porta-voz da Casa Branca também alerta que a Rússia pode tentar usar armas químicas e biológicas na Ucrânia.
Os Estados Unidos negaram as alegações russas de que Washington está operando laboratórios de guerra biológica na Ucrânia, chamando as alegações de “absurdas” e alertando que Moscou pode tentar usar armas químicas ou biológicas durante sua ofensiva em andamento contra seu país vizinho.
A negação dos EUA na quarta-feira ocorreu horas depois que a Rússia renovou suas acusações de que Washington estava trabalhando com Kiev para desenvolver armas biológicas nas proximidades da fronteira Ucrânia-Rússia.
agravando as tensões EUA-China sobre a posição de Pequim sobre a invasão do país pela Rússia.
As alegações da Rússia de que descobriu evidências de um programa de armas biológicas financiado pelos EUA na Ucrânia ganharam um impulso proeminente na terça-feira, quando um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês instou os EUA “a prestar contas completas de suas atividades militares biológicas em casa e no exterior e se sujeitar a verificação multilateral”.
Jen Psaki disse sobre as acusações, “as tentativas de assassinato e envenenamento” de inimigos políticos do presidente russo, Vladimir Putin, como o líder da oposição russa, Alexei Navalny, e outros…
Agora que a Rússia fez essas alegações, ela acrescentou: “Todos devemos estar atentos para que a Rússia possivelmente use armas químicas ou biológicas na Ucrânia ou crie uma operação de bandeira falsa usando-as”.
O Departamento de Estado dos EUA e o Pentágono também denunciaram as alegações russas.
‘Apagar provas’
A Ucrânia também rejeitou as alegações russas, com um porta-voz do presidente Volodymyr Zelenskky dizendo que Kiev “nega estritamente qualquer alegação”.
Não houve resposta imediata de Moscou.
Mais cedo na quarta-feira, um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia pediu a Washington que revelasse informações sobre o que ela chamou de atividades ilegais na Ucrânia.
Maria Zakharova disse que a Rússia tem documentos mostrando que o Ministério da Saúde ucraniano ordenou a destruição de amostras de peste, cólera, antraz e outros patógenos antes de 24 de fevereiro, quando as forças russas entraram na Ucrânia.
Zakharova disse que os documentos desenterrados pelas forças russas na Ucrânia mostram “uma tentativa de emergência de apagar evidências de programas biológicos militares” financiados pelo Pentágono.
“Pode-se concluir que componentes de armas biológicas estavam sendo desenvolvidos em biolaboratórios ucranianos localizados nas proximidades de nossa fronteira”, disse ela. “A destruição emergencial de patógenos perigosos em 24 de fevereiro foi um passo necessário para ocultar o fato de que a Ucrânia e os EUA violaram o artigo 1 da Convenção sobre Armas Biológicas e Toxínicas”.
Ela não forneceu mais detalhes sobre os documentos.
Quando perguntado sobre as alegações russas e chinesas, um porta-voz das Nações Unidas disse que o órgão global “não tem informações para confirmar” relatórios “sobre esses tipos de laboratórios”.
“Nossos colegas da Organização Mundial da Saúde que têm trabalhado com os governos ucranianos disseram que desconhecem qualquer atividade por parte do governo ucraniano, que é inconsistente com suas obrigações de tratados internacionais, inclusive sobre armas químicas ou biológicas”, disse. Stephane Dujarric, porta-voz da ONU.
“O fato é que o Reino Unido abandonou sua unidade de informação no final da Guerra Fria, e os russos não abandonaram sua unidade de informação”, disse Truss a repórteres após uma reunião com o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, na quarta-feira.
“Portanto, precisamos ter certeza de todas as frentes possíveis – seja de defesa convencional, seja de tecnologia ou mesmo de informação – que somos capazes de superar nossos adversários.”
A disputa emergente sobre as alegações de armas biológicas ecoou disputas anteriores entre autoridades americanas e chinesas sobre as origens do coronavírus, quando diplomatas chineses ampliaram as teorias da conspiração de que as tropas americanas haviam levado o contágio a Wuhan durante jogos militares lá.
Luz pra nós!
Luz p’ra nós!
Lpn!
Luz pra nós!
Tenso. LPN!!!!!
Ta osso! Luz pra nós
Luz p’ra nós!
#LuzPraNos
Misericórdia meu Deus! Luz p’ra nós!!
Luz p’ra nós
luz pra nos
Luz P’ra Nós!
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós!
lpn!