
‘Mais uma lei racista’: reações como Israel mata o árabe como língua oficial
A lei do “Estado nação” dá aos judeus direitos exclusivos sobre os árabes que compõem o quinto da população da Palestina.
O membro do Knesset, Oren Hazan, tira uma selfie com Benjamin Netanyahu, no centro, depois da sessão que aprovou o controverso projeto de lei em Jerusalém. Foto: Olivier Fitoussi / AP
A aprovação de uma lei em Israel que concede direitos exclusivos ao povo judeu e remove o árabe como língua oficial repercutiu na minoria árabe do país, que condenou a legislação como sendo descaradamente racista.
“É mais uma lei, mais uma lei racista”, disse Najib Hadad, 56 anos, em Nazaré, a maior cidade do norte do país cujos habitantes são predominantemente árabes.
“Chegamos ao ponto em que apenas queremos trabalhar; viver. Em Israel, temos boas vidas, trabalhamos e somos livres para falar. Nós temos nosso pessoal no Knesset [parlamento] ”, disse ele. Mas ele acrescentou: “Esta lei é uma lei racista”.
Há cerca de 1,8 milhão de árabes em Israel, representando cerca de um quinto da população do estado. Eles são principalmente palestinos e seus descendentes que permaneceram no local após a guerra de 1948 entre árabes e judeus. Centenas de milhares de outras pessoas foram deslocadas ou fugiram.
Suhad Banna, uma professora de inglês que também é de Nazaré, mas vive na cidade mediterrânea de Tel Aviv, disse que a legislação a fez se sentir uma “cidadã de classe B”.
“O irônico é que Israel está se chamando de um estado democrático”, disse ela. “Eu não tenho ideia de como é um estado democrático depois dessa lei. De que estado democrático eles estão falando?
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, prometeu garantir os direitos civis, mas diz que “a maioria decide”.
Muitos árabes israelenses se queixam de preconceito em seu acesso a serviços e educação, mesmo quando a discriminação racial é ilegal. O projeto de lei do “Estado-nação” foi modificado esta semana depois que uma versão anterior apareceu para legalizar as comunidades racialmente segregadas. No entanto, outra cláusula contenciosa diz que “o estado vê o desenvolvimento do assentamento judaico como um valor nacional e atuará para encorajar e promover seu estabelecimento e consolidação”.
Banna diz que os árabes em Israel não são “cidadãos plenos com direitos iguais”.
“Eu não tenho nenhum problema com o judaísmo; Meu problema é com o sionismo ”, disse ela. “Estou morando em Tel Aviv com dois colegas de quarto: um deles é judeu e o outro é cristão, e eu sou muçulmano. Estamos falando disso o tempo todo ”.
Do bairro de Shuafat, em Jerusalém, uma área murada que se expandiu como um campo de refugiados palestinos e é hoje um dos bairros mais carentes da cidade, Mahmoud Ali disse que os árabes perderam “o que resta de nossos direitos”.
“Receio que com esta lei o israelense tenha uma desculpa para nos expulsar de nossa terra”, disse o cineasta de 50 anos. “Bem-vindo à idade das trevas.
“Eles podem fazer o que quiserem e ninguém pode detê-los. Imagine se a Jordânia aprovasse uma lei que tornasse um estado islâmico? O mundo inteiro viraria de cabeça para baixo.
Samah Salaime, 43 anos, que vive entre Jerusalém e Tel Aviv, disse que todos na minoria já se sentiram como cidadãos de segunda classe “mas agora é oficial”.
“Eu vinha de uma família de refugiados, o resto da minha família foi deportada para a Síria em 1948, e agora eles estão na Alemanha e na Suécia”, disse ela. “Eles estão dizendo que podemos ficar sob o guarda-chuva do Estado judeu com direitos econômicos, mas sem idioma e sem nação, ou mesmo cultura”.
Fonte: The Guardian
Seguem as profecias se cumprindo, provando que a simetria divina não falha!
Luz pra nós
#luzpranos
Eles são muito contraditórios falando que “a maioria decide”. Se houvesse uma democracia de verdade eles sofreriam, isso sim, por corromper todas as nações.
Luz pra nós
Hipócritas! posam de democratas no teatro e na mídia, quando na verdade são os mais racistas de todos! Se dizem combater o tão falado discurso de ódio mas tão esmagando os árabes e não sentem nada
Luz pra nós
Hipócritas raça de viboras!
Eles nen imaginam a avalanche q esta vindo contra eles!
Luz pra nós
Luz pra nós!
Luz pra nós
Tempos proféticos… Luz p’ra nós!
Luz pra nós
Que terrível!! Luz p’ra nós…
Luz pra nós

Deus sempre usa nossos erros como adubo! Confio Nele! <3
Luz pra nós

#LuzPraNos
Luz pra nós
#lpn
Luz p´ra nós!
Luz P’ra Nós!
Luz p´ra nós!
As escrituras se fazendo realidade, tudo nos planos de Deus.
Luz pra nós

Luz p´ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p´ra nós!
Luz p´ra nós
Luz p´ra nós!
luz pra nós!
Luz p´ra nós!
Luz pra nós
Luz p´ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p´ra nós!
Luz p’ra nós
Luz p´ra nós!
Josimar disse tudo.
Luz p’ra nós
Luz p´ra nós!
Salve
Luz p´ra nós!
Luz pra nós
Luz p´ra nós!
.Gratidão. .Luz p’ra nós!
Luz p´ra nós!
Doidera
Luz p´ra nós.
Luz p´ra nós!
Depois ainda falam que é teoria da conspiração… olha o poder de Israel! Que possam acordar e valorizar a Deus!
Esse jogo está cada
Vez mais às
Claras
Luz p´ra nós!
Luz p´ra nós!
Luz p´ra nós!
Luz p’ra nós!1
Luz p´ra nós!
Luz p’ra nós!2
Luz p´ra nós!
Luz p’ra nós!3
Luz p´ra nós!
Luz p’ra nós!4
Luz p’ra nós!5
Luz p’ra nós!6
Luz p´ra nós!
Luz p’ra nós!7
Luz p’ra nós!8
Luz p’ra nós!9
Luz p’ra nós!10
Luz p’ra nós!11
Luz p’ra nós
Hum um… ainda bem que temos Deus e a internet para nos mostrar a verdade. Luz p´ra nós!
Lpn!
Luz p´ra nós!!
Luz p’ra nós
Luz p´ra nós!
Luz p’ra nós
Luz p´ra nós!
Luz pra nós!