Myrmarachne é um gênero de aranhas saltadoras especializadas em mimetizarem formigas. Como parecem formigas, muitos predadores evitam as aranhas, e por mais que nos pareça estranho ter mais medo de uma formiga do que de uma aranha, basta pensar no estrago que um formigueiro é capaz de fazer.
O disfarce destas aranhas também permite que elas circulem entre as formigas, inclusive predadoras de aranhas, mais facilmente. Também ajuda a se aproximar de formigas que sirvam de presa.
Por serem aracnídeos, as aranhas têm um arranjo corporal diferente do das formigas, que são insetos. As aranhas têm 8 patas e não têm antenas, de modo que precisam erguer seu primeiro par de patas para a frente, parecendo antenas. Seu corpo tem 2 segmentos – tórax e abdome – ao invés dos 3 dos insetos – cabeça, tórax e abdome. E por último, aranhas têm mais do que 2 olhos.
Myrmarachne
É um gênero de aranhas saltadoras que imitam formigas que foram descritas pela primeira vez por WS MacLeay em 1839. Elas são comumente chamadas de aranhas que imitam formigas , mas não são as únicas aranhas que têm esse atributo. O nome é uma combinação do grego antigo μύρμηξ ( myrmex ), que significa “formiga”, e ἀράχνη (arachne), que significa “aranha”.
Este gênero passou por muitas mudanças e ainda está em revisão à medida que mais informações se tornam disponíveis. [1] Em 2016, vários gêneros foram separados, incluindo Helicius e o gênero monotípico Panachraesta . O gênero Emertonius foi revalidado em 2018 após ser sinonimizado com Myrmarachne por quase trinta anos.
Descrição
Myrmarachne tem um cefalotórax alongado com quelíceras relativamente longas que se projetam para frente nos machos. O cefalotórax tem cintura e o opistossoma muitas vezes também. As cores podem variar do preto ao amarelo, dependendo da espécie de formiga que está imitando, e podem mudar ao longo de sua vida. Por exemplo, observou-se que uma espécie africana imitava uma certa espécie de formiga quando jovem e outra espécie de formiga quando adulta.
Eles tendem a agitar as patas dianteiras no ar para simular antenas, e muitos têm corpos que também se assemelham a formigas.
O gênero Bocus é tão semelhante ao Myrmarachne que não pode ser distinguido sem a ajuda de um microscópio.
Espécies
Com cerca de 80 espécies descritas e muitas não descritas do sudeste asiático, Myrmarachne é o gênero mais diversificado de aranha saltadora nesta região. Algumas espécies, como a paleártica M. formicaria , ocorrem em regiões temperadas.
Em julho de 2019 , contém 185 espécies e três subespécies encontradas nos trópicos da África à Austrália.
Luz p´ra nós
Luz pra nós
Lpn!
Gratidão.
Luz p’ra nós!
#LuzPraNos
Luz pra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p´ra nós!
Eita kkkk
Simetria dos insetos
Luz p’ra nós 🙏⚛️💥⚠️✅💥
Luz p’ra nós!!!!!