
Importante objeto para higiene pessoal, o chuveiro elétrico trouxe conforto e comidade aos brasileiros. Um banho quentinho quando acordamos ou antes de irmos dormir, já se tornou algo terapêutico para muitos — mas sem o desperdício de água, ok?
O que poucos sabem, no entanto, é que o chuveiro elétrico é uma invenção não tão velha assim, sendo criada por um brasileiro, chamado Francisco Canho, nas primeiras décadas do século passado.
É bem verdade que o uso do chuveiro como um item indispensável de higiene pessoal já é usado há muito tempo. Segundo artigo do Jornal da USP, por exemplo, já era possível encontrar um objeto semelhante no Egito e na Grécia.
Entretanto, há um detalhe básico mudado para o uso da rotina do brasileiro. Antigamente, o aquecimento da água era feito de maneira separada. Já na Europa das últimas décadas, a água era aquecida via gás. Mas foi no Brasil que o uso da rede elétrica se tornou uma novidade.
Chuveiro elétrico
O primeiro modelo de chuveiro elétrico ‘moderno’ foi criado por Francisco Canho, em 1927, que tinha uma pequena oficina na cidade paulista de Jaú, no interior do estado. Além do aquecimento a gás, a lenha era outra forma das pessoas terem água quente para a higiene pessoal.
Porém, muitas cidades brasileiras não contavam um sistema de gás tão extenso e abrangente como a Europa, o que fez com que o chuveiro elétrico se tornasse uma excelente alternativa para os brasileiros.
Ao jornal da USP, o eletricista Fernando de Lima Caneppele, especialista em energias renováveis e professor da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos de Pirassununga(FZEA) da instituição, aponta que os chuveiros de antigamente possuíam uma estrutura semelhante aos atuais: com o aquecimento de uma resistência que eleva também a temperatura da água. Que, por sua vez, é distribuída pelos orifícios por um espalhador.
“A diferença é que, naquela época, sua resistência era composta de níquel e cromo ou liga de dois metais, o que aquecia de forma repentina a água. Esse aquecimento repentino era fruto do alto ponto de fusão dos metais utilizados. O que representava grande perigo aos usuários e possibilidade de causar queimaduras”, aponta Caneppele.
Aliado a isso, o equipamento não tinha uma isolação adequada para os condutores elétricos. Como seu corpo também era feito de metal, o risco de choques era imensamente maior do que atualmente.
Mas Canhos chegou para resolver tudo isso, desenvolvendo o primeiro modelo de chuveiro elétrico mais moderno, com chave seletora para diferentes temperaturas, também tornando-o mais seguro e de fácil instalação.
Francisco Canho foi o responsável por aprimorar o chuveiro, resolvendo os problemas de segurança e criando o primeiro a operar de forma automática ao se abrir o registro de água”, explica Fernando de Lima. “O que conferiu a ele o nome de inventor do aparelho”.
A popularização e a patente
A popularização do chuveiro elétrico aconteceu em paralelo ao processo de urbanização do país, o que facilitou a expansão da ideia. Apesar disso, Canho acabou não registrando o produto na época, fazendo isso apenas em 1943; quando empresas maiores já fabricavam o chuveiro elétrico. Na década de 1950, a italiana Lorenzetti adquiriu a patente do produto.
Entre as décadas de 1960 e 1970, a popularização da matéria-prima do plástico contribui para uma mudança significativa no chuveiro elétrico, que passou a ter a carcaça feita com o material — assim como conhecemos atualmente.
Portais
Fortaleça no merch!
cristolucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org
Luz p’ra nós
Baita inovação que nos salva nos dias frios
Gratidão pelo post
Luz p’ra nós
Luz p´ra nós !!
Invenção que ajudou muito a humanidade.
Luz p´ra nós
Ótima invenção!
Com certeza existem várias outras invenções tão maravilhosas quanto essa criada por brasileiros. Chuveiro elétrico é muito bom!
Muito bom
Doideira total!! Braseiro é fodah!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
#luzpranos
Luz pra nós
Interessante
Luz pra nós
Legal.
Luz p’ra nós!
Banho quentinho é tudo de bom. Obrigada aqueles que nos trazem inovações. Luz p’ra nós!
Luzpranos
Muito bom
Luz p’ra nós
Luz pra nós!
Deus abençoe. Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Muito bom!
Luz p’ra nós!