Talvez a maioria das pessoas que conhecem um barril de cerveja moderno, com torneirinha e sistema de refrigeração, não sabe que a história desse equipamento extremamente útil é milenar. Os registros mais antigos sobre o barril de cerveja datam de 5 mil anos a.C., época em que mesopotâmios e egípcios descobriram as bases do processo de fermentação de grãos selvagens.
Com o tempo, a cerveja deixou de ser fabricada em casa para se tornar um produto mais comercial. As pessoas consumiam a bebida em tigelas de terracota e até usavam canudos para compartilhá-la.
Algumas obras de arte antigas mostram os mestres cervejeiros coando a bebida em panos para armazená-la em vasos de cerâmica. Ou seja, os primeiros “barris de cerveja”.
Os mosteiros e a cerveja
Dando um salto de alguns milênios, chegamos na Idade Média. Nessa época, as cervejarias dos mosteiros eram os principais centros de produção de cerveja, se espalhando por toda a Europa. Os monges produziam a bebida tanto para o consumo próprio quanto para vendê-la aos viajantes.
Eles também aprimoraram os procedimentos sanitários de fabricação e começaram a usar barris de madeira para facilitar o transporte e a venda.
O motor de cerveja
Até o fim do século XVIII, a maneira usada para drenar a cerveja de um barril consistia, basicamente, na aplicação do ar e da gravidade. Então, em 1785, Joseph Bramah, inventor britânico, criou uma espécie de motor para os barris.
Essa invenção revolucionou a maneira como os bares serviam a bebida, afinal, os bartenders ingleses podiam bombear a cerveja diretamente do barril que, muitas vezes, estava situado em outro andar do local.
O motor de Joseph Bramah também foi responsável por causar uma das evoluções mais significativas nos barris de cerveja: a necessidade de um sistema que a fizesse permanecer com o derramamento mínimo de espuma, carbonatada e, claro, fria.
Com o passar dos séculos, a tecnologia para fabricação dos barris de cerveja avançou de diversas formas. O que permanece inalterado é o gosto mundial pela bebida e a prática popular de consumi-la a partir de um barril.
Das antigas tigelas de barro aos barris de madeira medievais, chegando aos barris metálicos e pressurizados modernos, a evolução desse equipamento tem mais de 5 mil anos. Tomar um gole dessa história milenar do barril de cerveja e como ele deu origem ao chope moderno pode ser uma ótima conversa de bar.
“https://www.youtube.com/watch?v=ngwUzyGDncQ”
Luz pra nós!
Massa.
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Daora
Luz p’ra nós!
#LuzPraNos
Famosa cervejinha, muito bom.
Luz p’ra nós.
Cervejinha é bom heim. rsr
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Top. Cerveja é bom demais!
Bem interessante ✅👏🏾
Gratidão por compartilhar 🙏🏾⚛️
Luz p’ra nós 🙏🏾⚛️✅⚠️💥
Adoro uma cervejinha