As inscrições já estão abertas para início imediato na formação da iniciativa TiNis
Janeiro acabou e as aulas já voltaram. Além de estudantes, os educadores de todo o Brasil também têm novas atividades para este começo de ano. O Instituto Alana, em parceria com o Instituto Singularidades, disponibilizou para início imediato uma nova formação, on-line e gratuita, para inspirar professoras e professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e educadores do contexto não formal a levar a natureza para dentro dos ambientes escolares, tornando as escolas espaços mais verdes.
“Aproximar as crianças da natureza nas escolas traz muitos benefícios, como estimular a curiosidade e a criatividade, melhorar o desempenho escolar e incentivar comportamentos de cuidado com a Terra que trazem uma sensação de paz e harmonia. Essa formação é um caminho para que o educador aprenda sobre os benefícios que uma relação bem nutrida entre criança e o meio natural gera. Uma ferramenta para que ele possa se tornar cocriador de um pedacinho de natureza junto com as crianças, valorizando as emoções e as relações com todas as formas de vida”, explica JP Amaral, coordenador do programa Criança e Natureza, do Instituto Alana.
Em pouco menos de dois anos de existência, a iniciativa já engajou cerca de mil educadores, com exemplos bem-sucedidos em Jundiaí e São Paulo (SP), Macaíba (RN) e Benevides (PA).
A formação, realizada em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e a Plataforma Conviva Educação, terá, como novidade nesta edição, a certificação do Instituto Singularidades como curso de extensão universitária. Os participantes terão acesso a práticas de centramento, videoaulas, apostilas, vídeos e materiais de aprofundamento, entrevistas com convidados especiais e atividades práticas. O curso será dividido em quatro módulos.
Dentro do cronograma de aulas, os educadores vão conhecer mais sobre o que são TiNis, seus conceitos e seu potencial educativo; a necessidade de formar vínculos afetivos com a natureza e o conceito da “criação recíproca” e a noção de interdependência. Também vão saber mais sobre o protagonismo infantil na criação das TiNis, sobre o papel e a contribuição do educador para fomentar uma relação saudável entre a criança e a natureza, sobre como engajar os estudantes com as TiNis e, também, técnicas básicas de plantio e de manejo.
Fonte: CicloVivo
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Muito interessante isso, com toda essa tecnologia que temos hoje as crianças quase não tem mais contato com a natureza.
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Muito interessante isso, com toda essa tecnologia que temos hoje nossos pequenos não quer saber de outra coisa.
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