
A organização English Heritage está vendendo, em 13 dos locais históricos que administra, o que ela chama de “a melhor coisa desde o pão fatiado”: sorvete de pão integral, inspirado em uma receita britânica da era georgiana (período que terminou em 1830).
O anúncio do novo sabor menciona vários outros sabores extravagantes da era georgiana que foram testados pela English Heritage até chegar ao pão integral. Eles incluem sorvetes de pepino e de queijo parmesão.
A English Heritage não é a única entidade que se esforça para seduzir os visitantes com quitutes históricos. Em Edimburgo, na Escócia, o casarão histórico conhecido como Gladstone’s Land, administrado pelo National Trust for Scotland, possui uma sorveteria inspirada na leiteria que funcionava no local em 1904.
Ali, é possível degustar sorvetes de flor de sabugueiro e de creme de limão-siciliano, baseados em uma receita de 1770. E os visitantes também podem fazer diversos tours com temas alimentícios.
O sorvete de pão integral é elogiado pelo seu sabor de nozes carameladas. Talvez ele seja mais familiar para os apreciadores contemporâneos do que outros pratos históricos, mas as delícias geladas consumidas na Grã-Bretanha em séculos passados eram apresentadas em uma imensa variedade de formas e sabores.
Agnes Marshall era a autoridade em sorvetes no final do século 19. Ela publicou dois livros de receitas, especificamente sobre “gelados” (1885) e “gelados extravagantes” (1894).
As receitas incluem sabores que variavam de um espinafre gelado à la creme colorido e detalhadamente elaborado até pequenos gelos recheados em taças.
Estes consistiam de um patê de frango temperado com curry em pó e molho inglês, gemas de ovos e anchovas. Eles eram misturados com molho, gelatina e creme batido. Depois, eram congelados em taças decorativas e servidos “no almoço ou como segundo prato”.
Textos mais antigos contêm sabores ainda mais extravagantes, ao lado dos típicos sorvetes doces.
O livro L’Art de Bien Faire les Glaces d’Office (“A arte de bem fazer gelados profissionais”, em tradução livre, de 1768), do especialista em culinária francês Monsieur Emy, traz receitas de sorvetes de trufas, açafrão e com diversos sabores de queijo.
Portais
Fortaleça no merch!
cristolucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org
Luz p’ra nós!
Luz p´ra nós !!
Sorvete é bom demais! “, 🥰.
#luzpranos
Luz pra nós
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós.
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Eu fiquei curiosa para experimentar alguns desses sabores peculiares !😋
Luz p’ra nós.
Luz p’ra nós!