
À medida que um implacável bombardeio israelense se intensifica, as padarias em Gaza estão ficando sem pão, a água potável é escassa e os cortes de energia deixam as famílias sem telefones carregados para saber se os parentes em fuga estão seguros.
“Há uma crise de eletricidade, uma crise alimentar, uma crise de água, uma crise de tudo”, disse Eyad Abu Mutlaq, 45 anos, em Khan Younis, no sul de Gaza, uma região com pessoas que fogem do norte por medo de uma invasão israelense.
“Só Deus pode resolver isso”, disse ele depois de visitar quatro padarias e encontrar longas filas ou falta de suprimentos.
As pessoas que chegaram ao sul de Gaza depois que Israel lhes disse na sexta-feira para deixarem uma área no norte esgotou os recursos que já estavam escassos.
As Nações Unidas instaram Israel a “evitar uma catástrofe humanitária” em Gaza, um pedaço de terra com 2,3 milhões de pessoas espremido entre Israel, o Egito e o Mar Mediterrâneo.
Na sua resposta ao ataque de 7 de Outubro a partir de Gaza pelo grupo palestiniano Hamas, Israel impôs um “bloqueio total”, interrompendo o fornecimento de alimentos e cortando a eletricidade a Gaza. Uma semana depois do início, as lojas estão ficando sem muitos itens.
“Eu procurava alimentos básicos, ovos, arroz, comida enlatada e até leite para as crianças e não consegui encontrá-los”, disse a moradora de Khan Younis. “É assim que Israel está nos combatendo, através da fome de nossos filhos. Ou eles matam crianças com bombas ou logo pela fome”.
Palestinos esperam para comprar pão do lado de fora de uma padaria, em meio ao conflito em curso em Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza
Aqueles que fugiram dizem que muitas estradas e ruas são muitas vezes difíceis de usar, e algumas intransitáveis, devido aos danos.
“Precisamos transportar combustível para Gaza agora. O combustível é a única forma de as pessoas terem água potável. Caso contrário, as pessoas começarão a morrer de desidratação grave, entre elas crianças pequenas, idosos e mulheres”, disse Philippe Lazzarini, o comissário-geral da agência da ONU para refugiados UNRWA.
Mais de 1.695 edifícios e torres foram destruídos nos ataques aéreos israelenses, além de 7.000 unidades habitacionais, informou o escritório de mídia do governo do Hamas.
Com cortes de energia e sem combustível para operar os geradores, Adel Shaheen carrega os telefones das pessoas com seus painéis solares durante o dia.
“Não vemos mais eletricidade e se quisermos carregar um celular temos que esperar o sol, caso contrário não teremos eletricidade”, disse ele.
“A maioria dos habitantes de Gaza estão agora isolados do mundo”, completou Shaheen.
Lives essenciais para se entender o que está acontecendo entre Israel e Palestina:
React: Israel, Nando Moura e teatrão
https://www.youtube.com/watch?v=JElNU4s9CdE
ISRAEL: O COMEÇO DO FIM? – UNEBRASIL PODCAST #12
https://www.youtube.com/watch?v=Bu_d7JSMPBg
ISRAEL PRECISARÁ DO BRASIL? – UNEBRASIL PODCAST #13
https://www.youtube.com/watch?v=jaZrLB2up1c
Portais
Fortaleça no merch!
cristolucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós 🙏⚛️💥⚠️✅
Luz p’ra nós
Luzpranos
Realmente só Deus pode resolver. Que Deus continue dando forças e proteção nesses tempos sombrios
Luz p’ra nós
Muito triste
#luzpranos
Luz p’ra nós!
Que Deus tenha misericórdia!😢
Triste…
Luz p’ra nós!