Segundo o Ministro da Justiça, Félix Bolaños, a Igreja falhou durante décadas em atender aos pedidos de reparações
A Espanha terá um fundo, financiado em grande parte pela Igreja Católica, destinado as estimadas 440 mil vítimas de décadas de abuso sexual cometido por clérigos, funcionários ou professores católicos, anunciou o ministro da Justiça espanhol, nesta terça-feira (23).
O documento também recomendou a formação de um fundo estatal, acusando a Igreja de falta de cooperação e tentando “minimizar o fenômeno”. O ministro da Justiça, Félix Bolaños, disse também:
Queremos responder para prevenir, reparar e tentar saldar a dívida que a nossa sociedade tem para com as vítimas.
O esquema governamental, em ação até 2027, exigiria que a Igreja “pagasse a totalidade ou uma parte substancial da compensação e fornecesse outros elementos de reparação simbólica”.
Bolaños disse que o seu Ministério negociaria com os bispos a contribuição da Igreja para o fundo e que tinha a impressão de que estava disposto a cooperar.
Em novembro, a Igreja disse pela primeira vez que iria compensar as vítimas, mesmo em casos deixados em aberto devido à morte do padre infrator.
O governo também planeja organizar um evento público com as vítimas e seus familiares para oferecer “reparação simbólica” em nome do Estado.
Em Portugal, a Igreja anunciou este mês que iria compensar as vítimas caso a caso, uma abordagem criticada por grupos de sobreviventes.
Acesse os portais:
⚔️Luz p’ra nós!⚔️
Gratidão pelo post!
Luz p’ra nós 🙏🏾⚛️✅⚠️
Luz para o reino 🕯️
Luz p’ra nós!
Valeu pelo post, luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz pra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p´ra nós!!
#Luzpranos
Luz p’ra nós!
Luz pra nós
Gratidão pelo post,Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Lpn
Luz p’ra nós
Grata pela informação