
A Estrela do Norte mais conhecida também como Polaris, é a estrela mais brilhante da constelação da Ursa Menor, é reconhecida por se fixar no céu enquanto todas as outras estrelas parecem girar ao seu redor, isto porque está localizada próxima ao eixo de rotação da Terra, eixo este que intercepta a esfera celeste em dois pontos. Estes pontos são os polos celestes.
Polaris marca o caminho para o norte. Ao esticarmos os braços para o lado, virado de frente para ela, podemos encontrar do lado da mão direita o leste, do lado da mão esquerda o oeste e de costas o respetivo sul.
Devido ao movimento de precessão dos equinócios, a Estrela Polar mudará a sua posição aparente no céu ao longo dos próximos milênios, deixando de ser de fato a estrela do “polo norte” e reassumirá, cerca de 25 800 anos depois, a sua posição atual.
A forma mais conhecida de achar a estrela Polaris é se baseando nas constelações vizinhas que aparecem no céu noturno:
1 – As estrelas ponteiras do Grande Carro.
( se parece com um desenho de um carro, é composto por sete estrelas da constelação de Ursa Maior. Para encontrar a Estrela do Norte procure pelas duas estrelas brilhantes que formam o lado direito do Carro, a partir dessas duas você deve desenhar uma linha imaginária conectando-as. Estenda a linha quatro ou cinco vezes a distância entre as ponteiras. )
2 – A ponta da cauda da Ursa Menor.
( a Estrela do Norte faz parte de Ursa Menor e está localizada na ponta da cauda dessa constelação. É possível usar a Ursa Maior para encontrar a Ursa Menor. Ao encontrar a Ursa Maior, olhe um pouco acima dela. A Ursa Menor aparecerá como uma cópia espelhada da Ursa Maior pois também é é formada por sete estrelas. )
3 – A flecha da constelação de Cassiopéia.
( será complicado achar Polaris quando a Ursa Maior está na parte baixa do céu, como alternativa podemos usar a constelação de Cassiopéia. Esta é formada por cinco estrelas, desenhando uma espécie de “M” ou “W”, as três estrelas que formam o centro do “M” ou “W” podem ser usadas para localizar a Estrela do Norte. )
Importância da Estrela Polaris para os Maias
A Estrela Polar era considerada uma espécie de divindade na mitologia maia. Esta civilização prestou-lhe homenagem e veneração por sua utilidade.
Seu simbolismo espiritual representava a busca pela própria existência. Um dos usos da Estrela Polar era encontrar todas as respostas para as perguntas da vida. Uma das dúvidas mais comuns naquela época era qual papel desempenhar no submundo. Para os maias, a Estrela Polaris tinha a resposta.
Muitos chamavam esta estrela de Deus da noite ou Deus do inverno. Os maias tinham amplo conhecimento sobre astronomia e não só podiam se orientar através de certas estrelas, mas como também acreditavam e estudavam as estrelas acima do céu.
A estrela polar também ficou conhecida como a estrela do norte devido à sua localização disponível apenas no hemisfério norte. Ao longo da história, esta estrela foi usada como ponto de referência para milhares de marinheiros que faziam travessias ao longo do mar, utilizada como guia eles puderam alcançar as posições das cidades também.
Hoje, é ainda utilizada como um método de medição de latitude e azimute (o azimute é uma medida de abertura angular do sistema de coordenadas horizontal).
Veja mais:
Constelação do Cruzeiro do Sul: conheça o conjunto de estrelas mais famoso do nosso hemisfério
fonte: https://www.meteorologiaenred.com/pt/estrella-polar.html
(Y)
Luz p’ra nós!
Muito interessante.
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Fascinante, #luzpranos
#LuzPraNos
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz para nós!!
Muito bom! Luz pra nós!
Luz p´ra nós
Linda 😻
Luz p´ra nós!
luz pra nós !
Luz p´ra nós!
Top 👏🏾
Gratidão por compartilhar 🙏🏾⚛️
Luz p’ra nós 🙏🏾⚛️✅⚠️💥