
A Serra Verde Mineração, maior mina de terras raras do Brasil, localizada em Minaçu, Goiás, foi financiada por investidores dos Estados Unidos e do Reino Unido com o objetivo de criar uma fonte alternativa de minerais críticos fora da China. No entanto, a maior parte da produção inicial já foi vendida para compradores chineses, em contratos que vão até pelo menos 2027.
Essa mina é única por possuir o maior depósito de terras raras de argila iônica fora da China, o que permite uma mineração de baixo custo e menor impacto ambiental. Seu concentrado é rico em neodímio, praseodímio, térbio e disprósio — elementos essenciais para ímãs usados em motores elétricos, turbinas eólicas e sistemas de defesa.
Apesar do projeto ter o apoio da Minerals Security Partnership (MSP), aliança liderada pelos EUA para fortalecer cadeias de minerais críticos, a Serra Verde depende da China para o processamento da produção. Isso ocorre porque a China controla cerca de 90% da capacidade mundial de refino e separação dessas terras raras, etapa mais complexa e lucrativa da cadeia.
Segundo o CEO Thras Moraitis, os chineses são atualmente os únicos clientes capazes de processar o material. A mina iniciou a produção comercial em 2024, com capacidade para 5.000 toneladas anuais, e já planeja expansão. A maior parte da produção está comprometida com contratos de venda para a indústria chinesa até 2027.
Fonte: clickpetroleoegas.com.br
Portais:
Luz p’ra nós✝️
Ajudem compartilhando|comentando
Luz p’ra nós!
Luz p´ra nós
Luz pra nós ✨
Terras Brasileiras nas mãos de estrangeiros como sempre, luz p’ra nós
#luzpranos
Luz pra nós.
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós 🙏🏾⚛️