
Durante o pico da pandemia da Covid-19, um gato laranja desamparado entrou no Zoo Negara, o zoológico nacional da Malásia, e começou a viver entre um rebanho de capivaras. Não há certeza de quando o felino se mudou, mas sem dúvida alguma ele chegou para ficar.
Conforme relatado pela Insider nos últimos dias, o gato, que ganhou o nome de Oyen, se tornou um morador permanente do zoo. Ele ficou tão popular que, segundo o vice-presidente do zoológico, Rosly Rahmat Ahmat Lana, “95% dos visitantes estão aqui apenas para ver Oyen”.
Os funcionários acreditam que o felino foi abandonado nas proximidades do zoo durante o auge da pandemia da Covid-19 no país, visto que as restrições exigiam que as pessoas passassem mais tempo em suas casas — o que contribuiu com a queda substancial na receita do parque.
Mas conforme relata o The Star, Oyen se tornou uma ‘galinha dos ovos de ouro’, já que os visitantes passaram a se aglomerar para vê-lo no mesmo espaço dedicado às capivaras.
Quando o descobrimos, vimos que ele era muito amigo das capivaras. Ele comia com elas”, disse o tratador Mohd Taufik Yazidbustami. “Naquela época, a gente também alimentava as capivaras com pão, que o gato comia.”
Amizade fora dos padrões
Apesar de ser estranho pensar em uma amizade entre o maior roedor do mundo e um felino, a vivência entre as espécies sempre aconteceu de forma pacífica. “O gato está muito feliz”, disse Rosly.
Aí, de repente, o público percebeu que ele come junto com as capivaras, que é algo especial. Oyen se tornou tão popular”, continuou.
A amizade inusitada entre o gato e as capivaras se tornou viral nas redes sociais, onde Oyen aparece em diversos vídeos interagindo com as roedoras gigantes. As capivaras, conforme aponta o All That Interesting, são animais altamente sociáveis.
Enquanto isso, os gatos laranja, como Oyen, também são considerados extremamente amigáveis e fofos — embora um pouco carentes de inteligência. Em junho deste ano, funcionários do zoo renomearam o recinto das capivaras para “Capivaras & Oyen”.
Watch on TikTok
Embora amistoso com as capivaras, Oyen nem sempre foi caloroso com os humanos. Agora, porém, ele já se sente confortável o suficiente para deixar que os profissionais do zoo monitorem sua saúde com mais cuidado.
A expectativa é que, num futuro, Oyen ganhe uma parceira para que os dois possam acasalar e estabelecer uma linhagem de gatos criados junto de capivaras.
Portais
Fortaleça no merch!
cristolucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Muito bom! 🙏 Luz p’ra nós!
#luzpranos
Luz pra nós
Luz p’ra nós!
Fofo rs
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p´ra nós !!
Luz p’ra nós!
Legal.
Luz p’ra nós!