Mahsa Amini, de 22 anos, morreu sob custódia policial na semana passada. Manifestações duram dias e brigam pelo fim de algumas obrigações.
Protestos eclodiram em todo o Irã nos últimos dias depois que uma mulher de 22 anos morreu enquanto estava detida pela polícia da moral por violar o código de vestimenta islâmico estritamente aplicado do país.
A morte de Mahsa Amini, que foi presa por causa de seu véu (ou hijab) supostamente solto, desencadeou demonstrações ousadas de desafio da população civil nas ruas.
Muitos iranianos, particularmente os jovens, passaram a ver a morte de Amini como parte do policiamento de dissidência da República Islâmica e do tratamento cada vez mais violento da polícia da moral às mulheres jovens.
Milhares foram às ruas, com vídeos de protestos emergindo de dezenas de cidades – desde a capital Teerã até redutos mais tradicionalmente conservadores como Mashad. As imagens mostram alguns manifestantes gritando: “Mulheres, vida, liberdade”. Outros podem ser vistos fazendo fogueiras, brigando com a polícia ou removendo e queimando seus lenços na cabeça – além de destruir cartazes do líder supremo do país e gritar: “Morte ao ditador”.
Em um vídeo em Teerã, jovens manifestantes marcham ao redor de uma fogueira na rua à noite, cantando: “Nós somos os filhos da guerra. Venha e lute, e nós vamos lutar de volta.” Quase todas as cidades provinciais da região curda do Irã, incluindo Kermanshah e Hamedan, também viram manifestações.
Nos protestos de rua, algumas mulheres arrancaram seus lenços obrigatórios, girando-os no ar de forma demonstrativa. Vídeos publicados em redes sociais mostram mulheres jogando seus hijabs em uma fogueira, cortando o cabelo e várias outras demonstrações de protesto.
Os Basij, voluntários da Guarda Revolucionária paramilitar do Irã, reprimiram violentamente protestos no passado, incluindo os direitos à água e a economia do país.
O que causou os protestos no Irã?
A polícia da moral do Irã prendeu uma jovem curda chamada Mahsa Amini em 13 de setembro em Teerã. Ela desmaiou em uma delegacia e morreu três dias depois.
Os oficiais a detiveram por usar seu hijab muito frouxamente. O Irã exige que as mulheres usem o véu de uma forma que cubra completamente os cabelos quando estiverem em público. Apenas o Afeganistão sob o domínio do Talibã agora aplica ativamente uma lei semelhante. Até mesmo a ultraconservadora Arábia Saudita diminuiu sua aplicação nos últimos anos.
Mahsa Amini em imagem sem data — Foto: Reprodução/Via Reuters
A polícia nega que Amini tenha sido maltratada e diz que ela morreu de ataque cardíaco. O presidente Ebrahim Raisi prometeu uma investigação.
A família de Amini diz que ela não tinha histórico de problemas cardíacos e que foram impedidos de ver seu corpo antes de ela ser enterrada. As manifestações eclodiram após seu funeral na cidade curda de Saqez no sábado e rapidamente se espalharam para outras partes do país, incluindo Teerã.
O que o “Hijab” e por que ele é importante?
Mulher usando um hijab
O “hijab” tem origem na palavra árabe “hajaba”, que significa esconder, se ocultar dos olhares, estabelecer distância. Este véu esconde os cabelos, as orelhas e o pescoço, e só deixa visível o rosto.
Promovido pela Irmandade Muçulmana, organização com vínculos políticos com o Islã, costuma ser usado em conjunto com uma túnica ou um casaco impermeável.
Seu uso é disseminado no mundo muçulmano, onde substitui roupas tradicionais que remontam à época romana como o “haik”, do norte da África, uma grande peça de lã ou algodão de 5 m por 1,6 m, que disfarça as formas do corpo e esconde o rosto.
Baseado em matérias do g1 e CNN
Veja também:
Live 23/08 – O que Israel esperava de Jesus / Vencemos o Tempo
Portais:
VAMOS AJUDAR NO MERCH – Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós!!!
#LuzPraNos
luz pra nós
Luz pra nós ✨
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Um dia tive um sonho, vi mulheres do oriente médio todas cobertas numa avenida perto de casa, lembro de ouvir uma voz que dizia que o lado extremo que vivemos no ocidente criava o lado oposto nesses países. Diante do que estudamos aqui na escola podemos ver o quão coerente foi o sonho, lembro também de ter visto uma linda mulher bem sedutora mesmo, mas ao mesmo tempo ela tinha um domínio sobre a sedução que a permeava. A energia dela falava.
Luz p´ra nós
Que doidera irmã, a mais ou menos um mês e meio eu tive um sonho com mulheres também cobertas mas com fardas de cor preta e tochas de fogo formando um círculo meio a terra, o ambiente era ao ar livre e me pareceu familiar.
Luz p’ra nós!
Gratidão pelo post
Luz p’ra nós!👍
luz pra nós!
Luz p’ra nós!
Graças a Deus e ao verbo hoje entendemos os porques de muitas coisas consideradas injustas.
Luz p’ra nós!
Luz p´ra nós!
Hoje entendemos porque as Leis são tão importantes. Sem a direção do Verbo Vivo a mulher se transforma numa traidora que humilha e assassina fetos!