O feedback enviado pelo Brasil incluem regras de compras governamentais e cláusulas ambientais
Lula posiciona que Mercosul não vai ceder as ameaças p’ra fechar o acordo
O Mercosul enviou na noite desta quarta-feira (13) a contraproposta ao acordo comercial do bloco com a UE. O documento feito pelo Brasil, passou por um debate interno pesado entre ministérios, e depois foi para análise e aval dos demais países do coletivo sul-americano.
Com a intenção de destravar impasses e colocar os “pingos nos is” uma videoconferência entre Mercosul e União Europeia está prevista para esta quinta-feira (14).
Contrapoposta
Sendo desdobrado há mais de duas décadas, o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia teve a parte comercial do texto concluída em 2019. Porém as regras ainda não tomaram forma por não terem sido aprovadas pelos países dos dois blocos.
Questões ambientais e Licitações públicas
O documento feito pelo lado brasileiro trata questões ambientais levantadas pelos europeus, mas também sugere uma renegociação sobre o ponto que trata de uma maior abertura aos países estrangeiros para participarem de licitações públicas no Brasil.
O texto negociado permite que empresas europeias disputem as licitações em condições de igualdade com as empresas brasileiras, porém há exceções para determinados produtos.
Compras governamentais
No que diz respeito as compras governamentais há um trecho que protege a indústria nacional em alguns campos, como por exemplo as compras de insumos para o Sistema Único de Saúde (SUS).
O Brasil ocupa a presidência temporária do Mercosul e vai liderar as negociações do acordo comercial, travadas há quatro anos. Do lado da União Europeia, a Espanha liderará o debate.
Em cúpula do G20, em Nova Delhi, Índia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pontuou que União Europeia precisa tomar uma decisão:
Nos próximos meses, a gente tem que chegar num acordo. Ou sim, ou não. Ou parar de discutir o acordo porque, depois de 22 anos, ninguém acredita mais.
Acesse os portais:
Luz p’ra nós!
seja oq Deus quiser, LPN!
Certíssimo. Uma terra tão rica super ,independente como o Brasil, não pode ceder a ameças de fora.
Luz p’ra nós
Que ping pong…
Nas nossas
Terras,
Nossas regras!
#luzpranos
Luz pra nós
Tenso!
Luz p’ra nós 🙏⚛️💥⚠️✅
Luz p’ra nós!