
A empresa porta um sistema que avisa o que falta e óculos de realidade aumentada p’ra treinar funcionários
Trata-se da 1° rede 5G inteiramente privativa e customizada do país
A internet 5G cujo feedback rápido acelera o processo da fabricação já está sendo usado na companhia suíça em Caçapava, no interior de São Paulo.
Graças a isso, a Nestlé acionou seu carro-robô, que transporta o wafer até a estação de chocolate, p’ra criar o KitKat(2 milhões por dia). O carro-robô tem uma antena sintonizada com os comandos de uma central.
Além disso sua circulação é mais rápida pelo 5G, ter feedback instantâneo ele pode frear rapidamente caso algum funcionário ou obstáculo tome forma em seu caminho.
A fábrica de Caçapava, na região de São José dos Campos, é a 1° da Nestlé a ter uma rede 5G própria. A multinacional escolheu o município paulista porque ali já funciona seu núcleo de pesquisa p’ra soluções tecnológicas.
Fábrica de chocolate inteligente
A rede da Nestlé é um alinhamento com Ericsson, e a Embratel, e a faixa utilizada é a de 3,5 Ghz, onde há o melhor tráfego. A velocidade média de navegação chegou a 700 megabytes por segundo, enquanto a latência foi de apenas 8 milissegundos.
A rede 5G permite a conexão de vários dispositivos ao mesmo tempo. Isso ajuda no desdobramento da inteligência artificial, internet das coisas, realidade aumentada, armazenamento de dados na nuvem, entre outras coisas. A fábrica vai evoluir do padrão automatizado para autônomo.
Por exemplo: a estação poderia constatar um estoque baixo de cacau e ordenar, de forma independente, o reabastecimento. O presidente da Nestlé Marcelo Melchior posicionou:
É como se a fábrica agora pudesse pensar sozinha
Ela não está pensando, claro, está seguindo uma programação. Mas isso tudo pode evoluir.
Óculos de RA
A Nestlé também está sendo usada nos óculos de realidade aumentada, com imagens originais da planta que ajudam a treinar funcionários sem parar a linha de produção. Além disso os óculos ainda servem p’ra manutenção remota.
Os detalhes permite até dar forma ao ritmo de desgaste futuro dos componentes e trocá-los antes de uma possível peso. A rede também sensores sem fio, ligados a equipamentos sem cabo e menores, deixando mais espaços livres no edifício. Gustavo Moura gerente do Programa disse:
Vamos ter mais flexibilidade. Uma área que foi montada para produzir o chocolate A no dia seguinte poderia ser reorganizada para produzir o chocolate B.
As fornecedoras de tecnologia Ericsson e Claro/Embratel, dizem que esta foi a 1° rede 5G inteiramente privativa e customizada do país, com todos os componentes da infraestrutura localizados dentro da companhia, o que expande avelocidade, miniminiza a latência e inibe riscos de segurança.
O presidente da Embratel, José Formoso, pontua que a conversa para instalar a rede na fabricante de chocolates começou há cerca de dois anos, e os primeiros testes antes da instalação definitiva ocorreram há seis meses:
Quando se fala em 5G, todo mundo quer logo um celular. Mas, entre as indústrias, não é bem assim. É complexo porque estamos falando de segurança e logística, mas as aplicações ainda não estão prontas.
O vice-presidente de Negócios da Ericsson para o Cone Sul da América Latina, Murilo Barbosa, afirma que há um interesse crescente no mercado pela nova tecnologia:
A indústria quer entender os diferenciais do 5G na prática. Temos recebido muitos contatos.
Luz p’ra nós!
interessante. luz pra nós
Estoro!
Luz p’ra nós 🍎.
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós!
Muito bom! Gratidão
luz pra nós
#LuzPraNos
👏👏👏👏👏👏 #luzpranos
Luz p’ra nós!
Luz pra nós
Gratidão pelo post 🤖
Doidera
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós !
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós!
Luz p´ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p´ra nós!