Kobudô (古武道), é uma arte marcial de manejo de diversas armas que foi criada na ilha de Okinawa e nas demais ilhas do arquipélago Ryukyu, ao sul do Japão.
Tem sua origem ligada ao Karate, que também nasceu em Okinawa. Usualmente o termo Kobudô é traduzido como “caminho das antigas artes marciais”.
A história do Kobudô está intimamente ligada à história de Okinawa. Ao longo do século XIV os diversos territórios da ilha haviam se unificado em torno de três reinos beligerantes. Acredita-se, por conta disso, que esse tenha sido um período de grande desenvolvimento nas artes marciais.
Décadas depois, o poder central institui uma série de mudanças no arquipélago, incluindo a proibição de portar armas.
Em decorrência, técnicas próprias começaram a ser desenvolvidas para a utilização de instrumentos agrícolas e do dia-a-dia como armas de defesa pessoal, pois deixava os camponeses de Okinawa sem defesa contra os ninjas.
Em 1609 Ryukyu foi invadido pelo han Satsuma, que reforçou a política de banimento de armas, incluindo a proibição da importação de armas de metal. Esse cenário torna-se rico para o desenvolvimento de artes marciais não centradas no uso da espada, que por fim irão formar o Karate e Kobudô tal como conhecemos.
Devido às proibições impostas, os ensinamentos dessas artes marciais eram passados de forma velada entre seus praticantes, estando fora do alcance público durante séculos.
Da mesma forma pouquíssima documentação foi produzida a respeito, dificultando o entendimento da história de sua criação e desenvolvimento.
Foi somente no início do século XX que mestres como Moden Yabiku, Shinko Matayoshi e Shinken Taira deram início a um trabalho de pesquisa sistemática visando à continuidade da prática do Kobudô, tornando-o disponível para toda a sociedade.
Armas do Kobudô
Muitas das artes marciais adotaram algumas armas com o aprendizado vindo da China onde o Kung Fu ja estava inserido.
Cada linhagem possuía seu armamento, mas a Tonfa ocupa um lugar de destaque no Kobudô de Okinawa, juntamente com o Nunchaku, o Sai e Bô.
Bo
o Bo é um bastão que possui um tamanho padrão aproximado de 1,80m de comprimento, que vem da medida em japonês Rokushaku.
Sai
Sai é um tridente de metal, é uma arma do Kobudo utilizada em pares ou até em trio. Uma variação da arma é chamada de Manji Sai.
Nunchaku
Nunchaku consiste de duas peças de madeira atadas por uma corda.
Tonfa
Tonfa, Tunfa ou Tunkua é uma arma feita em madeira utilizada aos pares.
Alguns historiadores afirmam que a Tonfa teria surgido na China e posteriormente teria sido levada para Okinawa. Era usada há mais de oito séculos na China para moer e descascar arroz e feijão. Os chineses se referem a esta arma como Cai. Nas Filipinass, onde a influência chinesa também se fez presente nos variados aspectos de sua cultura, inclusive as artes marciais, a Tonfa recebe o nome de Hawakan.
Infelizmente não achei nenhum vídeo-aula simplificado sobre a pratica de alguma arma no Kobudô, então fique com essa aula demonstrativa usando a Tonfa no Kung Fu:
Luz p’ra nós
Portais
cristolucifer.com.br
unebrasil.com.br
unebrasil.org
unebrasil.net
congressoonline.org
querovencer.unebrasil.com.br
Luz p’ra nós!
#luzpranos
Gostei do Sai, deve ser bonita uma luta com ele. A arte marcial surpreende. Gratidão pelo post. Luz p’ra nós!
.Gratidão. .Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
#luzpranos
Luz p’ra nós!
#luzpranos
#luzpranos
#luzpranos
Luz p´ra nós
Gratidão pelo post!
Me encanta este tipo de luta.
Gosto muito de artes marciais japonesas.
Luz p’ra nós!
luz p’ra nós
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Lpn
Gratidão pelo post!
Luz p’ra nós 🙏🏾⚛️✅
Interessante
Gratidão pela matéria!
Luz p’ra nós!