(Renato S. Cerqueira/Futura Press)
No Rio, a sensação térmica passou dos 58 graus. Em São Paulo, sem a brisa do mar, entre o concreto e a fumaça, encostou em 41 graus reais
“Imagine no verão.” O que seria o comentário de sempre, o simpático início de conversa de quem não sabe o que dizer, virou coisa séria, grito de alerta ante um incômodo inédito. Na semana passada, as temperaturas de primavera subiram muito acima do normal. Em quase 1 500 cidades do país — à exceção da Região Sul, onde choveu a cântaros —, os termômetros subiram 6 graus acima da média para esta época do ano. No Rio de Janeiro, a sensação térmica passou dos 58 graus (repita-se: 58 graus). Em São Paulo, sem a brisa do mar, entre o concreto e a fumaça, encostou em 41 graus reais. Parece evento extraordinário, acelerado pelo fenômeno meteorológico do El Niño, que afastou a proteção das nuvens em céu claro em demasia, por dias seguidos, e há verdade nessa afirmação. Convém, contudo, um olhar histórico para perceber mudanças que não vêm de hoje. Entre 2011 e 2020, o Brasil registrou 52 dias com ondas de calor intenso. O índice representa quase oito vezes o total verificado nos trinta anos entre 1961 e 1990. O resultado imediato, agora, foi um recorde na demanda instantânea de energia elétrica, em busca por ambientes climatizados. Não é o fim do mundo, sobreviveremos, suando, em casos mais graves adoecendo ou morrendo, mas o espanto embute uma mensagem para o futuro: é preciso controlar já, sem demora, a mão suja do ser humano, atalho para os extremos ambientais. É emergência que precisa ser ouvida pelos cidadãos, pelas empresas, mas sobretudo ser respeitada pelas políticas governamentais. Não há outra saída.
Escola de Lúcifer
Ajudem compartilhando|comentando…
Luz pra nós! ♀
..
Luz p’ra nós 🙏⚛️💥⚠️✅
Pedindo a Deus perdão e tentando me vigiar pra n ficar constantemente declarando “Meu Deus, não to aguentando esse calor”
Perdão pela fraqueza. Lpn
Luz pra nós
Lpn!
#luzpranos
Luz p’ra nós!
Brabo!
Já tem haver com o momento de reciclagem que o coletivo se encontra!
Às vezes reclamo, peço perdão por isso. Luz p’ra nós!
#luzpranos
Luz p’ra nós!
Gratidão pela matéria!
Luz p’ra nós!