A bacia do rio Amazonas destaca-se como a maior do planeta. É um vasto sistema hidrográfico que cobre mais de 6.000.000 de km², o que representa, de acordo com informações do Ministério do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Colômbia, 44% do território terrestre de toda a América do Sul.
De acordo com a instituição, esse ecossistema é importante para o equilíbrio hídrico do continente.
O sistema hidrográfico amazônico é um dos 4 principais da América Latina, gerando aproximadamente 70% da descarga de água doce da região, de acordo com a organização.
Foto de Fabio Rodrigues Pozzebom Agência Brasil
O rio Amazonas nasce em uma região alta e atravessa 8 nações
O rio Amazonas nasce nas Cordilheiras do Andes, mais exatamente no Mismi, que é uma montanha coberta de neve que se eleva a mais de 5.000 metros acima do nível do mar próximo à cidade de Arequipa, no Peru.
De lá, o rio se estende por quase 7.000 quilômetros até desaguar no Oceano Atlântico (em sua foz na Ilha do Marajó, no estado brasiliero do Pará), de acordo com um artigo do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), órgão do governo federal do Brasil.
O sistema fluvial do rio Amazonas despeja mais de 6.700 quilômetros cúbicos de água no oceano a cada ano, “o que representa 70% da descarga de água doce da América Latina e cerca de 20% da descarga mundial”, diz o documento, “Projeto Amazônia: Ação Regional sobre Recursos Hídricos”, criado pelos países membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (Otca).
Por conta de sua extensão, a bacia Amazônica é compartilhada por 8 nações: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.
Esses países priorizam a integração regional por meio de políticas de desenvolvimento e estabeleceram, em 3 de julho de 78, o Tratado de Cooperação Amazônica, que deu origem à Organização do Tratado de Cooperação Amazônica.
De acordo com o portal oficial de turismo do Peru, esse rio se tornou uma atração turística por sua beleza natural e a bacia é reconhecida como uma das 7 maravilhas naturais do planeta.
Fonte: nationalgeographicbrasil.com
Créditos imagem capa: Fabio Rodrigues Pozzebom Agência Brasil
Portais:
Luz p’ra nós✝️
Ajudem compartilhando|comentando
#Luzpranos
Luz pra nós.
Lpn!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!