
Os jogos mais divertidos do SNES: Uma lista baseada em estatísticas
O Super Nintendo Entertainment System, ou SNES, foi um dos consoles mais populares e influentes da história dos videogames. Lançado em 1990 no Japão, 1991 na América do Norte e 1992 na Europa, o SNES vendeu mais de 49 milhões de unidades no mundo todo e teve uma biblioteca de mais de 700 jogos. Mas quais foram os jogos mais divertidos do SNES? Essa é uma pergunta difícil de responder, pois depende muito do gosto pessoal de cada jogador. No entanto, podemos usar alguns critérios objetivos para tentar selecionar alguns dos títulos que se destacaram pela sua qualidade, popularidade e inovação. Veja a seguir uma lista com sete jogos que podem ser considerados os mais divertidos do SNES.
Super Mario World
Não poderíamos começar essa lista sem mencionar o jogo que acompanhou o lançamento do SNES e se tornou um dos maiores clássicos de todos os tempos. Super Mario World é a continuação direta de Super Mario Bros. 3, do SNES, e apresenta novidades como o dinossauro Yoshi, que pode ser montado por Mario e engolir inimigos, e as penas, que permitem voar pelo cenário. O jogo tem gráficos coloridos e detalhados, uma trilha sonora memorável e uma jogabilidade precisa e divertida. Além disso, o jogo tem um mundo enorme para explorar, com muitas fases secretas e caminhos alternativos. Super Mario World é um jogo que agrada tanto aos iniciantes quanto aos veteranos, e que ainda hoje é considerado um dos melhores jogos de plataforma da história.
Donkey Kong Country
Outro jogo de plataforma que fez muito sucesso no SNES foi Donkey Kong Country, lançado em 1994 pela Rare em parceria com a Nintendo. O jogo trazia de volta o personagem Donkey Kong, que havia sido criado pela Nintendo em 1981, mas dessa vez como protagonista de uma aventura na selva. O jogo impressionou pela sua tecnologia gráfica, que usava modelos 3D pré-renderizados para criar sprites 2D com um aspecto realista e detalhado. O jogo também tinha uma jogabilidade variada e desafiadora, com fases que exigiam saltos precisos, corridas em carrinhos de mina, voos em barris e até natação. O jogo ainda contava com a possibilidade de alternar entre dois personagens: Donkey Kong, mais forte e pesado, e Diddy Kong, mais ágil e leve. Donkey Kong Country foi um sucesso de crítica e público, vendendo mais de 9 milhões de cópias e se tornando o segundo jogo mais vendido do SNES.
The Legend of Zelda: A Link to the Past
Se Super Mario World foi a continuação de Super Mario Bros. 3 no SNES, The Legend of Zelda: A Link to the Past foi a continuação de The Legend of Zelda no mesmo console. O jogo é um dos mais aclamados da série Zelda, e é considerado por muitos fãs como o melhor da franquia. O jogo conta a história de Link, um jovem herói que deve salvar a princesa Zelda das garras do malvado Ganon, que planeja conquistar o mundo usando a Triforce, um artefato mágico. Para isso, Link deve viajar entre dois mundos paralelos: o Mundo da Luz e o Mundo das Trevas, cada um com suas próprias características e desafios. O jogo tem gráficos belos e coloridos, uma trilha sonora épica e uma jogabilidade envolvente e intuitiva. O jogo também tem um mundo rico em detalhes e segredos, com muitas masmorras para explorar, itens para coletar e inimigos para enfrentar.The Legend of Zelda: A Link to the Past é um jogo que marcou gerações de jogadores e influenciou muitos outros jogos do gênero.
Street Fighter II: The World Warrior
Um dos gêneros mais populares do SNES foi o de luta, e nenhum jogo representou melhor esse gênero do que Street Fighter II: The World Warrior. Lançado em 1991 pela Capcom, o jogo foi uma revolução nos arcades e nos consoles, sendo um dos responsáveis pela popularização dos jogos de luta. O jogo trazia um elenco de oito lutadores, cada um com seu próprio estilo de luta, personalidade e golpes especiais. O jogo também tinha um modo versus, que permitia que dois jogadores se enfrentassem em combates emocionantes. O jogo tinha gráficos vibrantes e animados, uma trilha sonora marcante e uma jogabilidade viciante e equilibrada. Street Fighter II foi um fenômeno cultural, gerando diversas sequências, spin-offs, adaptações e imitações.
Super Mario Kart
Outro gênero que teve muitos representantes no SNES foi o de corrida, e um dos jogos mais divertidos desse gênero foi Super Mario Kart. Lançado em 1992 pela Nintendo, o jogo foi o primeiro da série Mario Kart, que se tornaria uma das mais famosas e rentáveis da empresa. O jogo trazia personagens do universo de Mario em corridas de kart cheias de obstáculos, itens e armadilhas. O jogo tinha gráficos simples mas charmosos, usando o efeito Mode 7 para criar uma sensação de profundidade e velocidade. O jogo também tinha uma trilha sonora animada e uma jogabilidade fácil e divertida. O jogo ainda tinha um modo versus, que permitia que dois jogadores se enfrentassem em pistas ou em arenas. Super Mario Kart foi um sucesso de vendas e crítica, sendo o terceiro jogo mais vendido do SNES.
Chrono Trigger
Um dos gêneros mais populares do SNES foi o de RPG, e um dos jogos mais aclamados desse gênero foi Chrono Trigger. Lançado em 1995 pela SquareSoft, o jogo foi resultado da colaboração entre alguns dos maiores nomes do RPG japonês, como Hironobu Sakaguchi (criador de Final Fantasy), Yuji Horii (criador de Dragon Quest) e Akira Toriyama (criador de Dragon Ball e ilustrador de Dragon Quest). O jogo conta a história de Crono e seus amigos, que devem viajar pelo tempo para impedir a destruição do mundo por uma entidade chamada Lavos. O jogo tem gráficos belos e detalhados, uma trilha sonora fantástica e uma jogabilidade inovadora e dinâmica. O jogo também tem uma história profunda e envolvente, com personagens carismáticos e vários finais diferentes dependendo das escolhas do jogador. Chrono Trigger é considerado por muitos como um dos melhores RPGs de todos os tempos.
Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars
Outro RPG que merece destaque no SNES é Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars. Lançado em 1996 pela SquareSoft em parceria com a Nintendo, o jogo foi o primeiro RPG da série Mario, e misturava elementos típicos do gênero com o humor e a personalidade da franquia. O jogo conta a história de Mario e seus aliados, que devem recuperar as sete estrelas que mantêm o equilíbrio do mundo após elas serem roubadas por um vilão chamado Smithy. O jogo tem gráficos 3D pré-renderizados, que dão um aspecto tridimensional aos personagens e cenários. O jogo também tem uma trilha sonora divertida e uma jogabilidade simples mas divertida. O jogo ainda tem muitas referências aos outros jogos da série Mario, além de alguns personagens inéditos como Geno e Mallow. Super Mario RPG foi um dos últimos grandes lançamentos do SNES, e é considerado por muitos como um dos melhores jogos do console.
Conclusão
Esses foram apenas alguns dos jogos mais divertidos do SNES, mas há muitos outros que poderiam entrar nessa lista. O SNES foi um console que marcou a história dos videogames pela sua qualidade, variedade e inovação. Se você nunca jogou esses jogos ou quer revivê-los, você pode encontrar algumas opções para jogá-los atualmente, como as versões digitais para o Wii U ou o Nintendo 3DS, ou o console miniatura SNES Classic Edition, que vem com 21 jogos pré-instalados. Também tem os emuladores, hoje em dia. Seja qual for a sua escolha, você certamente vai se divertir com esses clássicos do SNES.
Portais:
Ajudem compartilhando|comentando…
Luz pra nós
Luz p’ra nós




Perdi a oportunidade de jogar muitos desses clássicos. O Super Nintendo foi descontinuado quando eu tinha só 4 anos de idade e quando cheguei numa idade mais madura pra jogar, o Playstation 1 já estava no auge e logo veio o ps2, aí ja era…
Conteúdo muito bom.
Luz p’ra nós.
#luzpranos
Ratos ciclistas de marte,wwf wrestlemania,topgear,esses foram os que eu mais joguei, que bom que tem aquele emulador de nes pra play2 com 7000 jogos.

Aquele post nostálgico
Luz p’ra nós !

Luz pra nós
Luz p’ra nós!
Joguei

Quase todos da
Lista
Luz p’ra nós!