Por que cachorro roda antes de deitar?
Uma das partes mais divertidas de conviver com um pet é observar alguns comportamentos curiosos da espécie. Nesse sentido, quem vive com um cãozinho provavelmente já se perguntou por que cachorro roda antes de deitar, mesmo que ele tenha uma cama quentinha e confortável à disposição.
Se você faz parte do grupo de curiosos a respeito desse comportamento e quer saber mais sobre o cachorro rodando na hora de se deitar, é só continuar a leitura do artigo!
Afinal, por que o cachorro dá voltas na cama antes de dormir?
É de noite. Você está com seu melhor amigo na sala quando percebe ele sonolento. Então, você vai para o seu quarto, onde também fica a caminha dele, e espera encontrar o cachorro deitado de barriga para cima ou para baixo em pouco tempo.
Porém, em vez disso, ele começa a dar diversas voltinhas ao redor na cama antes de finalmente se deitar e descansar. Diante disso, muitos tutores se perguntam por que cachorro roda antes de deitar.
O comportamento pode não fazer muito sentido para os humanos. Contudo, para os cães, esse é um hábito herdado dos ancestrais, os lobos cinzentos. Segundo estudiosos, essas voltinhas inofensivas antes de deitar são uma de muitas estratégias de sobrevivência.
Uma das hipóteses para isso é que, ao dar essa voltinha, o canídeo pode ter uma percepção melhor do ambiente. Assim, ele consegue dar uma última olhada nos arredores e verificar onde estão os demais membros da matilha.
Segundo alguns especialistas, esse comportamento também serve para identificar a orientação do vento, algo importante para eles farejarem potenciais predadores nas proximidades.
Uma hipótese que responde por que cachorro roda antes de deitar considera que, na natureza, os canídeos não contam com uma cama fofinha e convidativa. Assim, a voltinha teria o objetivo de afofar e deixar o terreno mais uniforme.
Além disso, a “arrumação” do cantinho de dormir também funciona como uma demarcação de território, indicando aos outros integrantes da espécie que aquele espaço já possui um dono.
O que pode ser quando o pet começa a dar mais voltinhas do que o normal?
Por ser um comportamento herdado dos ancestrais, é absolutamente normal e esperado que os cães girem antes de deitar. No entanto, não é possível responder prontamente depois de quantas voltas o cachorro se deita.
Porém, alguns tutores podem observar que o pet faz isso de maneira mais frequente e persistente. Quando isso acontece, é provável que o cachorro esteja incomodado com alguma coisa na caminha e/ou possua dificuldade para achar uma posição segura e confortável.
Em relação à primeira hipótese, é importante higienizar a caminha com regularidade e evitar deixar que o pet a transforme em esconderijo de alimentos, atraindo insetos. Ao sentir odores diferentes no local, o bichinho pode estranhar o espaço, demorando mais para se ajustar nele.
Agora, ao pensar na segunda hipótese que responde por que cachorro roda antes de deitar, é importante ter em mente que:
- assim como é verdade para os colchões e os travesseiros, as caminhas não duram para sempre, perdendo as características originais conforme o uso;
- também como ocorre com os humanos, as necessidades do pet em relação à caminha podem mudar de uma fase da vida para outra. Assim, cães idosos podem precisar de uma opção com espuma mais densa, por exemplo.
Sobre esse último aspecto, é válido destacar que problemas na coluna e nas articulações, além de outras condições que causam dores, podem dificultar a tarefa de achar uma posição confortável para dormir.
Por isso, caso o seu amigo de quatro patas demore muito para se ajeitar e você não saiba como ensinar o cachorro a deitar, é interessante levá-lo para um check-up com o veterinário.
Por que o cachorro “cava” a caminha?
Agora, você já sabe porque o cachorro fica rodando. Porém, outro comportamento bastante relatado pelos tutores é o costume de ver o cão cavar a cama antes de dormir. Você já se perguntou por que isso acontece?
Segundo especialistas em comportamento canino, cavar a caminha antes de deitar tem duas funções principais. Em primeiro lugar, ao cavar determinada superfície, o cãozinho acaba revirando-a, fazendo surgir quaisquer seres escondidos no local.
Contudo, não é só isso! Ao ir para a praia em horário de muito sol, quando a areia está muito quente, muita gente já reparou que basta cavar um pouquinho com os pés para sentir uma areia mais fresquinha abaixo da superfície.
Esse é o princípio que está por trás das “cavadinhas” do pet. Na natureza, ao fazer isso, ele remove o substrato que ficou sob o sol o dia todo, obtendo um terreno mais fresquinho para encostar a região do abdômen e fazer a troca de calor.
Assim, esse é um hábito instintivo realizado mesmo em superfícies onde o cachorro não obtém o efeito desejado. Por isso, em geral, os fabricantes de caminhas escolhem um tecido mais resistente e fresquinho para forrar o acessório.
FONTE: BlogPetz
Portais:
Ajudem compartilhando|comentando…
Luz pra nós ✨
Que legal,sempre observei isso no meu cão,as vezes é engraçado de ver.🐶🙏
Luz p’ra nós!
uma gracinha quando fazem isso rsrsrsrs.
gratidao pelo post, Lpn!
Luz p’ra nós!
#LuzPraNos
Luz p´ra nós!!
luzpranós!
Luz p’ra nós 🍎.
Luz p’ra nós!
Bacana! Gratidão
Realmente um hábito muito comum neles, eu sempre tive e tenho até hoje cachorros em minha vida cotidiana, são verdadeiros cãopanheiros.
Luz p’ra nós Mestra Dri !
Amo cachorrineos rs
Luz p´ra nós
Gratidão pelo post
Luz p’ra nós!
Lpn!
Luz p’ra nós!
Gratidão por compartilhar 🙏🏾⚛️
Luz p’ra nós 🙏🏾⚛️✅⚠️💥