O último protesto chinês tão espalhado pelo país foi em 1989
A China testemunha um momento raro de protestos pedindo o fim lockdowns e da política de tolerância zero contra a Covid-19.
Os protestos estão sendo desdobradas em várias cidades, até a capital, Pequim, e a maior metrópole e capital financeira do país, Xangai.
1989
Protestos centrados para “por os pingos nos is” acontecem algumas vezes mas uma onda espalhada por todo coletivo não ocorre desde o massacre da Praça da Paz Celestial, a Tiananmen Square, em 1989.
Quando o Exército chinês reprimiu violentamente estudantes que pediam democracia durante seis semanas na praça, do núcleo de Pequim. Centenas de pessoas foram mortas e milhares presas em feedback aos protestos.
2019 – 2020
Recentemente em 2019 e 2020, o coletivo de Hong Kong, também se posicionou dissonante às ordens autoritárias de Pequim, depois de uma lei que permitia a extradição de suspeitos de crimes p’ra a China continental sob certas circunstâncias
As regras de Hong Kong sempre foram diferentes da China continental, mas isso findou em 2019. Eles então começaram uma par de protestos que duraram meses e findou com outra repressão das autoridades prendendo e extradiditando-os.
2021
Os protestos de momento no país ainda não tomaram expandiram tanto. Mas a midia mostrou que varias pessoas comuns pedem a renúncia do presidente do país, Xi Jinping, e o fim da ditadura do Partido Comunista da China.
Já outras pessoas se demonstram espantadas com tal posicionamento visto que esse tipo de manifestação numa ditadura como a chinesa pode desencadear anos de prisão ou até acabar em pena de morte.
Como feedback imaginado, a polícia foi ordenada a travar os protestos de qualquer jeito e muitos já foram detidas.
Referência: CNN
Acesse os portais:
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós.
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós.
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós.
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Gratidão!!!
É eita atrás de eita.. rsrs
Luz p´ra nos
Luz p’ra nós!
Luz p´ra nós!
Gratidão pela matéria!
Luz p’ra nós!