O equipamento pode escorrer por espaços impossíveis de serem alcançados de outro modo
Cientistas da Universidade de Soochow, em Taiwan, estão plasmando um robô líquido minúsculo com referência no T-1000, do filme O Exterminador do Futuro II. Graças suas peças magnéticas, ele pode de se “derreter” e remontar sozinho, o que permitiria a movimentação de obstáculos sem nenhuma trava.
Robô ferrofluídico
Batizado de “robô ferrofluídico em miniatura reconfigurável em escala” (SMFR, na sigla em inglês). Os cientistas posicionam que ele é composto por gotas de ferrofluido magnético (partículas de óxido de ferro) suspensas em óleo e mede um centímetro. P’ra demonstrar a invenção, o equipamento foi movido por um labirinto com barreiras físicas, usando uma série de ímãs
Como os ferrofluidos são bem manipuláveis, flexíveis e locomotivos, eles são a matéria-prima favorita p’ra criar “robôs macios” que mudam de forma. Em 2015 pesquisadores na Coreia do Sul criou dispositivos que imitavam a ameba. Recentemente, cientistas da Universidade Chinesa de Hong Kong (CUHK) fizeram um robô com uma uma gosma magnética contendo bórax, detergente e ímãs.
Os robôs servem p’ra viajar pela corrente sanguínea, mudar de forma para se adaptar às veias humanas e chegar ao local desejado para aplicar qualquer tipo de medicamento. Além disso, o SMFR também pode desempenhar um papel importante no desenvolvimento de dispositivos avançados de constatação de vírus baseados em chip.
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós
Muito louco.
Luz p’ra nós!
#LuzPraNos
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós
Que doidera
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
luz pra nós
Luz pra nós
Luz p’ra nós!
Doidera!
Luz p´ra nós!
Top demais.
Gratidão por compartilhar.
Luz p´ra nós!