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Em dezembro, a secretaria da educação retirou disciplina ‘Artes’ da grade curricular no último dia do ano letivo para incluir aulas de Pensamento Computacional. Decisão gerou protestos de professores.
Na primeira reunião do ano entre a APP e a Secretaria de Estado da Educação (Seed), realizada nesta quarta-feira (11), teve como resultado principal a manutenção das aulas de Arte em mil escolas da rede pública estadual.
A manutenção da disciplina é uma conquista do Sindicato, que nesse início de ano lançou a mobilização FicaArtePR, juntamente com a Associação do Professorado de Artes do Paraná.
Nós avançamos na pauta. Além das 500 escolas que manterão Arte no currículo, conseguimos com que o governo mantenha as duas aulas da disciplina em 500 escolas que não precisam do transporte escolar, incluindo a 6ª aula, explica a presidenta da APP, Walkíria Mazeto.
A Secretaria também vai fazer um estudo sobre as 800 escolas que precisam de transporte escolar, para definir como ajustar os horários e incluir também uma sexta aula nos 8º e 9º anos, mantendo Pensamento Computacional e incluindo a disciplina da Arte.
A Seed divulgou nota se comprometendo a manter as aulas de Arte na maior parte das escolas da rede estadual do Paraná que oferecem o ensino fundamental. Segundo a nota, esse número abrange as instituições que já oferecem ou estão prontas para oferecer uma sexta aula.
Mobilização
A APP foi surpreendida no final do ano com a publicação pela Seed de uma nova matriz curricular, que substituiu a disciplina de Arte por Pensamento Computacional no 8º e 9º anos. O Sindicato defendeu na reunião a alteração da matriz, mas a Secretaria optou por manter a matriz e retomar as aulas de Arte como aulas adicionais.
Conseguimos avançar, mas temos divergências com a Seed nesse ponto. Nós defendemos devolver Arte para a matriz curricular e implantar Pensamento Computacional gradualmente. A prioridade deles é garantir a implantação de Pensamento Computacional, afirma Walkíria.
Outro ponto de pauta debatido foi o critério de classificação de integrantes do Quadro Próprio do Magistério (QPM) para a escolha de aulas.
Pedimos que sejam mantidos os critérios usados até 2022. Se quiserem fortalecer o Formadores, que façam a previsão de pontuação diferenciada para os próximos anos. Hoje não existem vagas suficientes e o governo não avisou antecipadamente que esse curso contaria pontos. Ficaram de estudar e nos dar retorno, relata Walkíria.
Fonte: secretaria da educação
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educacao linda!!!
não deixei de praticar pois também na fase adulta é preciso. arteterapia.
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Aula de artes é bem legal
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