No início de setembro, a Steam lançou oficialmente o “Família Steam”, uma nova forme de compartilhamento de bibliotecas que trazia algumas melhorias em relação ao modelo antigo, mas que também é muito mais restrita, já que somente usuários que moram na mesma residência estão autorizados a participar de uma Família.
Na ocasião, a plataforma informou que os usuários ainda poderiam continuar usando o modelo anterior, mas que eventualmente ele seria descontinuado e todos teriam que aderir à Família Steam.
Esta semana, a Steam passou a exibir uma mensagem nos jogos compartilhados pelo modelo antigo, onde afirma que o o recurso de compartilhamento de biblioteca será descontinuado no início de 2025 e caso o usuário queira continuar o compartilhamento dos jogos, terá que criar ou entrar em uma Família Steam.
Ainda que uma data exata não tenha sido definida, estamos a poucos dias da chegada de 2025, o que significa que os usuários não terão muito tempo para se readequar ao novo modelo.
Além da exigência de que os usuários devem morar na mesma residência para usar o Família Steam, o novo recurso permite que até cinco membros participem do grupo. Com o recursos, os usuários podem acessar os títulos da biblioteca de um dos membros e jogá-los, mesmo quando o dono da biblioteca estiver online e jogando outro título.
Família Steam é lançado oficialmente para todos os usuários da plataforma
A Valve continua a avançar com o substituto do Family Sharing, que permitia a união com outras contas para o compartilhamento de biblioteca. Agora, com o foco na “família”, o novo Família Steam está sendo implementado para todos os usuários da plataforma após alguns meses testando sua beta.
A nova versão traz as opções conhecidas do Steam Family Sharing e também no Steam Family View, enquanto atualizam as suas funções para fazer com que fique ainda melhor essa novidade. Basicamente, essa nova versão permite convidar até cinco membros para sua Família Steam e você pode jogar jogos das bibliotecas compartilhadas sem problemas.
Além de acessar os jogos que possuem compatibilidade com o Família Steam, os membros da família podem jogar o jogo de outra pessoa, mesmo que o dono esteja usando a biblioteca dele. Em uma nova divulgada no seu blog falando sobre a nova função, o Steam diz o seguinte:
Na próxima vez que você fizer login no Steam, essa nova ‘biblioteca familiar’ aparecerá na coluna da esquerda como uma subseção da sua lista de jogos. Você mantém a propriedade dos seus títulos atuais e quando você compra um novo jogo, ele ainda aparecerá na sua coleção.
Contudo, apesar de facilitar a jogatina de títulos presentes na biblioteca de terceiros, para mais de um membro jogar o mesmo jogo compartilhado, será necessário ter mais de uma cópia. Por exemplo: se você tem três pessoas em sua Família Steam e duas cópias de Helldivers 2, somente duas pessoas poderão jogar ao mesmo tempo.
Veja também
Portais
Fortaleça no merch!
Escola de Lucifer
Unebrasil
Unebrasil Círculo EDL
Unebrasil Oryon
Congresso Online
Projeto Quero Vencer
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós 🙏🏾⚛️✅⚠️
Luz pra nós.
Luz p’ra nós!
Os jogadores que usam o Steam hão de saber se essa ” nova biblioteca” será mais funcional ou não. Ontem assisti um filme interessante, sobre games: “O jogador Número 1”, que aborda essa temática sobre plataforma compartilhada de um mesmo jogo comum ao coletivo. Se fosse possível uma matéria de um mestre da escola sobre o filme, seria interessante. LPN 🙏✨
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
#luzpranos
Luz p’ra nós