De origem asiática e europeia, a urtiga, também chamada ortiga, é utilizada pelo homem desde 4000 a.C. Suas fibras foram utilizadas na fabricação de tecidos e mais tarde na produção de papel. Atualmente, é o poder medicinal da urtiga que chama a atenção.
As urtigas são verdadeiras sobreviventes, exigindo apenas um pouco de sol, um mínimo de água e crescem em qualquer solo. Os caules das plantas podem ser transformados em um tecido sustentável semelhante a linho. Além disso, sobras de processo podem ser usadas para fazer papel e corantes. A urtiga é considerada uma praga mas pode ser uma fonte de matéria prima para produção têxtil, gerando impacto socioambiental positivo.
A planta, que pode ser incorporada à alimentação ou usada na composição de cosméticos, é muito rica em vitaminas, principalmente as do complexo B, C e K. Além de possuir minerais, como o magnésio e o ferro, oligoelementos, betacaroteno, aminoácidos e cálcio.
Alguns dos benefícios das urtigas:
- Redução do teor do ácido úrico no sangue, o que é bastante benéfico ao organismo, já que essa substância em excesso pode causar doenças cardiovasculares;
- Alívio de sintomas de artrose, de gota e de outras manifestações reumáticas;
- Melhora da irrigação sanguínea em todo o corpo;
- Melhora do aspeto das unhas, combatendo as unhas fracas.
- Ação anti-inflamatória, que ajuda no tratamento de doenças respiratórias, como asma e bronquite.
- Previne a queda de cabelo e combate a caspa;
- Promove a libertação de sódio e ureia na urina, pois é diurética.
E para quem sofre com o diabetes tipo 2 (versão mais comum da doença), a urtiga pode ser de grande ajuda quando combinada com o tratamento médico. “Os chamados extratos hidroalcoólicos de urtiga mostraram diminuir alguns mediadores inflamatórios (citocinas) em pacientes com diabetes tipo 2 com capacidade efetiva de reduzir os níveis de açúcar no sangue”.
Contraindicações!
A urtiga não deve ser consumida caso a pessoa possua edema causado por doenças cardíacas ou que possui função renal prejudicada, devido à ação dessa planta sobre os rins. Além disso, não é indicada para gestantes, pois pode induzir o parto prematuro ou causar o aborto, a ingestão excessiva desta planta pode também provocar alergias na pele, alterações no ciclo menstrual ou pertubar o funcionamento da próstata.
O chá de urtiga.
Ingredientes necessários:
- 1 colher (de sopa) de folhas secas de urtiga;
- 1 xícara de água fervente.
Modo de preparo:
Adicionar as folhas secas de urtiga na água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Esperar amornar, coar e beber no máximo 2 xícaras por dia.
Outra forma de usar a urtiga para obter seus benefícios, é na forma de cápsulas que pode ser tomada 1 cápsula de 400 mg, de 2 a 3 vezes por dia, conforme orientação médica.
Possíveis efeitos colaterais!
Os efeitos colaterais mais comuns da urtiga normalmente surgem quando a planta é consumida em quantidades maiores do que as recomendadas, e incluem dor de estômago, diarréia, prisão de ventre, alergias ou coceira na pele, ou aumento das contrações uterinas, no caso de mulheres, o que pode aumentar os sintomas de cólicas ou causar aborto.
Além disso, a urtiga pode reduzir muito a pressão arterial e dificultar o controle da pressão sanguínea em pessoas com hipertensão, ou reduzir muito os níveis de açúcar no sangue causando crise de hipoglicemia em diabéticos.
fonte:https://www.arevistadamulher.com.br/faq/29606-conheca-os-beneficios-da-urtiga-para-a-saude
Portais:
Veja também:
Medicamento de Cannabis tem 90% de eficácia contra câncer no cólon
Gratidão.
Luz p’ra nós!
Luz pra nos.
Luz P’ra Nós!!
Uauu, aqui onde moro tem muitas kkk.
Luz p´ra nós
Luz p’ra nós!
Não conhecia. Gratidão pelo post. Luz p’ra nós 🍃
Luz p’ra nós
Muito bom, Luz para nós!
Luz p´ra nós!
Luz pra nós!
#LuzPraNos
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Daora!
Luz p´ra nós!
Ótimo post! Não tinha conhecimento que essa planta tinha tanta utilidade. Grata. Luz p’ra nós!
Muito bom. Natureza Sagrada
Luz p´ra nós!