Imagens inéditas mostram lince comendo ovos de píton invasoras; veja vídeo
Segundo pesquisadores, comportamento pode demonstrar forma de espécies nativas reagirem a presença de invasores
O lince (Lynx spp.) é um mamífero da ordem Carnivora, família Felidae. O nome “lince” originou-se da palavra grega λύγξ, via latim lynx derivada da raiz protoindo-europeia leuk- (“luz”, “brilhância”), em referência à luminescência de seus olhos refletores.
O género tem distribuição geográfica vasta mas presente apenas no Hemisfério Norte. Os linces são por vezes classificados dentro do género Felis, apesar de possuírem seu próprio género, Lynx. Em Portugal e na Espanha, está representado pela subespécie (Lynx lynx pardallus), designada como lince mediterrânico ou ibérico.
FOTO:U.S Geological Surve
Espécies invasoras costumam desequilibrar o meio ambiente aonde se instalam, reproduzindo-se desenfreadamente e ameaçando a existência de espécies nativas da região, que precisam disputar comida e território com o invasor. Nas últimas décadas, o número de pítons birmanesas invasoras explodiu no sul da Flórida, especialmente na área natural dos Everglades. Agora, uma câmera de vida selvagem na Reserva Nacional Big Cypress forneceu evidências de que os Everglades estão “revidando” o impacto.
As imagens, capturadas em junho de 2021, mostram um lince entrando no ninho de uma píton – a primeira observação de qualquer animal da Flórida atacando os ovos da cobra invasora.
No vídeo podemos observar que o felino curioso fareja o ninho desprotegido, pega alguns ovos e pisoteia dezenas de outros. Depois, cobre o ninho, como que guardando-o para outro momento. Mas quando ele retorna… encontra uma surpresa indesejada: a píton, que se estica em posição de ataque em direção ao lince.
De acordo com a National Geographic, linces são conhecidos por comerem ovos de répteis, mas nunca antes os pesquisadores haviam visto estes animais se alimentando de ovos de pítons birmanesas. Para os biólogos da Flórida, a interação agressiva é um sinal de que o ecossistema dos Everglades está aprendendo a lutar contra o predador invasor que, até agora, raramente foi desafiado por espécies nativas.
“Quando vemos algo assim, é tão emocionante. As espécies nativas estão aprendendo, estão se adaptando e podem ser mais resilientes a uma espécie invasora”, afirmou Andrea Currylow, ecologista do Serviço Geológico dos EUA, que liderou o relatório Ecology & Evolution.
FONTES:Wikipedi/UmSoPlaneta
Portais:
Luz p’ra nós ✨
Ajudem compartilhando|comentando…
luz pra nos 🐱🐾
Lpn!
Luz p’ra nós .
Luz pra nós!
#LuzPraNos
Mundo animal tá tenso.
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz prá nós
Luz P’ra Nós!
Dois animais com bastante presença
Luz p’ra nós!
Luz p´ra nós!
Natureza e suas peripécias ⚛️✅
Luz p’ra nós 🙏⚛️💥⚠️✅
Luz p’ra nós!!!!!
Luz p’ra nós!