O título
Dragon Ball Z é a sequência direta dos eventos de Dragon Ball, mas diversas pessoas se perguntam qual é o motivo do título carregar a letra Z.
Diversos fãs dizem que o nome é Dragon Ball Z, pois Toriyama pretendia que esse fosse o último capítulo da saga.
Acontece que o criador da série intitulou o novo arco como Dragon Ball 2, mas os editores leram o título de maneira errônea e interpretaram Dragon Ball Z.
O título errado agradou mais do que o verdadeiro e passou a ser adotado dali em diante.
O destino de Vegeta
Vegeta foi, certamente, o personagem que mais sofreu transformações ao longo da série.
Ele surgiu como um vilão impiedoso e orgulhoso, mas, aos poucos, foi se transformando em um anti-herói, até se tornar um herói.
Originalmente, a ideia de Toriyama era matá-lo depois de seu confronto com Gohan. Mas o público gostou tanto do personagem, que os editores obrigaram Toriyama a mantê-lo vivo para que ele tivesse sua revanche com Goku.
A preguiça de Akira Toriyama
No início da saga, Goku possuía uma forma humana e uma animal, o gigante Oozaru.
Em sua forma humana, o personagem permanecia com sua cauda à mostra.
O motivo para o protagonista ter seu rabo cortado, foi pelo simples fato de que Toriyama tinha preguiça de desenhá-lo todas as vezes.
Assim, era muito mais prático eliminar o membro. O mesmo aconteceu com a transformação em Super Saiyajin.
Nos mangás, o cabelo de Goku dava muito trabalho para ser desenhado e, principalmente, preenchido de preto.
A transformação em Super Saiyajin deixava os traços mais simples e dispensava a coloração.
O protagonismo de Gohan
Se analisarmos o desenvolvimento da trama, percebemos que o anime dava todos os indícios de que Gohan acabaria se tornando o protagonista de Dragon Ball Z.
Desde a luta contra Raditz, até a saga de Cell, vemos uma evolução imensa do personagem. Além do mais, sempre fica subentendido que o primogênito de Goku possui um incrível poder guardado em seu interior.
Toriyama já tentou, por várias vezes, matar Goku e passar o protagonismo a outro personagem, mas os produtores, e principalmente o público, não admitem que o personagem seja deixado para trás.
Por isso, o criador se vê obrigado a trazê-lo de volta de maneiras mirabolantes e colocá-lo sempre no centro da história.
O Exterminador do Futuro
Toriyama é conhecido por tirar inspiração para seus trabalhos de várias outras obras.
Não é surpresa que a saga dos androides tenha sido inspirada em nada menos que O Exterminador do Futuro.
As duas histórias começam com um viajante do tempo, que volta ao passado para avisar aos protagonistas de que o futuro está um caos devido a uma IA fora de controle.
Os robôs dominam o planeta e praticamente exterminaram a raça humana, mas tudo isso pode ser evitado caso uma única pessoa sobreviva.
Para deixar a homenagem ainda mais clara, T-800 foi mandado para matar Sarah Connor no dia 12 de maio. Quando Trunks do futuro conversa com os outros Guerreiros Z, ele diz que os ataques começam no dia 12 de maio.
Uma das maiores lutas dos animes
O momento tornou-se uma grande piada na internet, mas é um fato: a luta entre Goku e Freeza é uma das mais longas da história dos animes.
Dividido entre diversos episódios, o confronto tem uma duração total de 4 horas e 13 minutos.
Ou seja, se a batalha fosse levada para os cinemas, precisaríamos de dois filmes somente para vê-los lutar.
O famoso 5 minutos eterno dos animes.
Reaproveitando as cenas
Não se sabe bem ao certo se foi uma homenagem ou apenas um reaproveitamento de frames.
O fato é que, quando Gohan e Super Buu se preparam para lutar, ambos fazem as mesmas poses que Goku e Vegeta fizeram da primeira vez que se enfrentaram.
O desmaio
Dragon Ball Z é conhecido por seus intensos gritos, principalmente durante os golpes e transformações.
Durante uma sessão de perguntas e respostas, o dublador estadunidense do Goku, Sean Schemmel, revelou que desmaiou em pleno estúdio de gravação, de tanto esforço necessário para fazer o grito da transformação do personagem em Super Saiyajin 3.
Segundo Sean, por mais que não gostem de admitir, os outros dubladores já passaram pelo mesmo problema durante as gravações de outras cenas.
Como é feito o som das auras
Conforme relatado por Treevax, um membro bastante ativo da comunidade de língua francesa de Dragon Ball no X (antigo Twitter), as auras de energia são na verdade o som dos batimentos cardíacos de um bebê no útero da mãe.
Obviamente, o som é um pouco modificado para se parecer com o que todos conhecemos.
Durante a Computer Entertainment Developers Conference em 2011, Hidenori Arai revelou vários elementos de criação interessantes de sua carreira.
A revista online japonesa Gigazine resumiu a sessão CEDEC2011 da época, na qual Arai revelou como havia pensado na aura Super Saiyajin.
Ele queria que o som fosse relevante, mas sem incomodar com barulhos agressivos. Depois de muitas tentativas, ele optou pelos batimentos cardíacos de um bebê no útero, que descreveu como semelhantes aos ruídos de um trem. Graças ao ritmo familiar e cativante, o som da aura não soa estranho ao público.
Este processo lembra o da criação dos efeitos sonoros do sabre de luz em Star Wars. É uma combinação do zumbido dos motores do projetor de filmes em câmera lenta com a interferência causada por uma TV no microfone.
Graças à engenhosidade dos diretores de efeitos sonoros, os fãs são presenteados com momentos super icônicos em suas produções favoritas.
Dia do Goku
O personagem Goku tem um dia para ser celebrado no Japão: 9 de maio.
Segundo o site oficial do universo “Dragon Ball”, esse dia foi escolhido porque quando se escreve “5/9” em japonês, a pronúncia do mês (maio, 5) e do dia (9) podem ser lidos como “Go” e “Ku” que, combinados, formam o kanji japonês de Goku.
Fontes: g1.globo.com
br.ign.com
legiaodosherois.com.br
Portais:
Luz p’ra nós✝️
Ajudem compartilhando|comentando
Bacana! Dragon Ball tem tantas curiosidades e histórias por trás, que sempre dá para descobrir algo novo. 😊
Tem um canal no yt que já mostrou umas 200 curiosidades kkk
Lpn ⚛️
Luz p’ra nós
Quanto trabalho em escrever essas histórias, desenhar, editar cenários, sonorizar e dublar. É muito esforço envolvido. Interessante que o nome Dragon Ball Z, do título do último capítulo foi interpretado errado e nome acabou agradando mais do que o nome verdadeiro. LPN🙌✨
kkk olha que legal, agorinha tocando dragon ball na radio, ai um pouco depois vi isso rs
Luz pra nós.
Luz p’ra nós!
DBZ é zika, valeu pelo post man! Sou viciado nessa bagaça XD
O Z é mesmo, agora o super não fui muito com a cara n
Complexidades dos bastidores rs! Lpn ✨
Ótima explanação!
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós!
#luzpranos