Nesta quinta-feira (25), a cidade de São Paulo completa 470 anos e fica no quarto lugar do ranking de cidades mais antigas do Brasil. O município mais populoso do país é a casa de pessoas de todos os lugares que possuem culturas mistas e distintas. E claro, com um espacinho para a cannabis.
De acordo com a Kaya Mind, o estado é o principal “consumidor” da cannabis medicinal, com o maior número de pacientes, profissionais prescritores e judicialização.
Por isso, a terceira maior metrópole do mundo, também é o centro de eventos, comércios e movimentos ativistas sobre a cannabis. Abaixo, a Cannalize listou cinco deles:
Marcha da Maconha
Claro que não poderíamos fazer esta lista sem falar da Marcha da Maconha, que há 15 anos acontece na Avenida Paulista, centro-sul da cidade. O evento é realizado sempre no meio do ano com o MASP (Museu de Artes de São Paulo) como ponto de encontro.
A caminhada começa antes, mas os organizadores só levantam a fumaça verde característica às 16h20, uma referência ao número simbólico da maconha 4 e 20. O público marcha por toda a Consolação até terminar na Praça da República.
O evento, que recebe cerca de 100 mil pessoas todos os anos, busca a legalização da maconha no país. Além de outras pautas, como o acesso ao uso medicinal, com a frente das mães e pacientes que precisam do uso medicinal e pessoas que brigam pelo cultivo
Expocannabis
Em setembro do ano passado, a cidade também foi o ponto de referência para a primeira Expocannabis do Brasil. Trata-se de uma das maiores feiras de cultura canábica do mundo.
Com uma forte veia ativista e antiproibicionista, o evento une marcas, experiências, palestras e aprendizados relacionados à cultura e à indústria da cannabis.
A escolha por São Paulo para sediar o evento tem justificativa estatística. Segundo dados da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), levantados pelos organizadores, o estado paulista concentra o maior número de prescrições de produtos derivados da cannabis (41%).
Medical Cannabis Fair
Assim como a Expocannabis, trata-se de um evento gigante dedicado às novas tecnologias da planta. Porém, neste caso, mais voltado à médicos, profissionais da saúde, empresários do ramo e pacientes.
A maior feira do uso medicinal da cannabis da América Latina, acontece no Brasil desde 2022 sempre em São Paulo e recebe centenas de pessoas.
Associação Cultive
Embora não seja um evento ou um movimento, a associação foi um importante marco para os pacientes que dependem da cannabis na cidade de São Paulo. Fundada por Cida Carvalho, a famosa Cidinha, a entidade foi a primeira do Brasil a obter o direito de cultivo coletivo no Brasil.
A decisão, que aconteceu em 2021, permitiu que todos os associados pudessem plantar a cannabis legalmente para produzir o óleo.
Também abriu caminho para que outras decisões judiciais como essa pudessem acontecer para outras instituições e em outros estados.
O Dispensário
Inaugurado em novembro de 2023, O Dispensário é um espaço totalmente dedicado à cultura canábica.
Localizado em Pinheiros, o estabelecimento oferece informação, consultoria e experiências, além de apresentar e comercializar novos produtos lícitos e regulados deste mercado em ascensão.
Embora o primeiro O Dispensário tenha sido inaugurado em Brasília, não demorou muito para chegar à capital paulista. Segundo os proprietários do espaço, Juliana Guimarães e Fernando Santiago, a filial foi desenvolvida especialmente para o público da cidade.
Vídeo complementar:
Psicólogo e Clínico Canábico – UNEBRASIL PODCAST #7
Portais
Fortaleça no merch!
cristolucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org
Luz p’ra nós
Luz p´ra nós!!
#luzpranos
Gratidão pelo post. Luz p’ra nós!
Gratidão pelo post! Luz p’ra nós 🙏⚛️💥⚠️✅
Saudade metade do preço kkkk
Luz p’ra nós
Luz pra nós
a cidade com mais maconheiro q existe