
Um método de reprodução fascinante
Apelidada de “Árvore dos quarenta escudos” ou “Nogueira do Japão”, o Ginkgo biloba se torna cada vez mais impressionante.
Para além da sobrevivência da espécie ao longo de milhões de anos, ela intriga, nomeadamente, pelo respetivo sistema de reprodução. Isto porque o ginkgo surgiu no planeta antes das flores e das outras plantas espermatófitas.
Assim, as plantas de ginkgo fêmeas desenvolvem, não flores nem sementes, mas sim óvulos, carregados de reservas nutritivas, que caem ao solo e segregam uma gotinha de resina destinada a captar o pólen. Este último, libertado pelos espécimes machos, é transportado pelo vento e vem fixar-se nos óvulos, para os fecundar e dar assim origem a uma nova árvore.
Os princípios ativos do Ginkgo biloba
Foram realizados vários estudos para identificar os princípios ativos existentes nas folhas de ginkgo biloba, a única parte da árvore que é utilizada para fins medicinais há milhares de anos.
De acordo com a pesquisa os constituintes importantes presentes nas folhas são os terpeno-trilactonas, ou seja, os ginkgolídeos A, B, C, J e os bilobalídeos, inúmeros glicósidos flavonóides, biflavonas, proantocianidinas, alquilfenóis, ácidos fenólicos simples, ácido 6-hidroxiquinurénico, 4-O-metilpiridoxina e polifenóis.
Estes princípios ativos teriam, de acordo com inúmeros estudos, vários efeitos positivos, em particular na circulação sanguínea e na microcirculação, nomeadamente ao nível do cérebro.
Vantagens
- Uma boa circulação sanguínea.
- Preserva a memória e melhora as capacidades cognitivas.
- Um bom equilíbrio nervoso e um bom equilíbrio mental.
- Apoia a circulação sanguínea periférica, o que é particularmente útil para os olhos e os ouvidos.
- Protege as células do stress oxidativo.
Efeito antioxidante
Graças ao seu alto teor de antioxidantes, o ginkgo ajuda a proteger as nossas células das agressões causadas por fatores externos. Para além disso, também pode ajudar a retardar o desenvolvimento de certas doenças, como cancro, doenças cardiovasculares ou o próprio envelhecimento.
Cuida da memória
Quando tomado sob a forma de suplemento alimentar, o ginkgo permite que as pessoas se lembrem mais facilmente das informações armazenadas no seu cérebro. É, por isso, também indicado para prevenir condições como o Alzheimer.
Combate ao stress
Ginkgo é também considerado como uma substância ‘adaptogénica’, ou seja, que beneficia a capacidade do organismo de lidar com fatores de stress e neutraliza os efeitos dos altos níveis de hormonas, como o cortisol e a adrenalina.
Como consumir?
Uma das melhores formas de consumir esta planta é em forma de chá, tendo também suplementos.
Veja mais:
Fonte:https://www.noticiasaominuto.com/lifestyle/1985635/ginkgo-biloba-a-planta-medicinal-que-pode-fazer-muito-pela-sua-saude
ela é mt linda e folhas fofa! legaaal a matéria.
Deus abençoe
Luz pra nós
Muito bom, luz p’ra nós
Linda árvore
Luz pra nós
Luz p’ra nós!
Luz pra nós!
#LuzPraNos
uauu, #luzpranos
Deus e a Sua Sabedoria Sagrada em cada ser Vivo! Gratidão!
Luz p’ra nós
Muito bonita a árvore. Luz p’ra nós!
Eu tenho plantado aqui em casa, tomo quase Todo dia o Cha. Mas no inverno as folhas caem Tudo e ai nao da para tomar o Cha.
Luz p’ra nós
Luz p´ra nós
Muito legal.
Gratidão.
Luz p´ra nós
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós
Luz p´ra nós!