
Algumas dicas e cuidados com cadela no cio
Logo após o pet atingir a maturidade sexual, a cadela no cio costuma ser incômoda para os tutores. Mas, acredite, ela pode ser ainda mais desagradável para sua filha de quatro patas! Isso porque, durante o cio da cadela, ela passa por uma verdadeira montanha-russa hormonal, que tem impacto na saúde e no comportamento dela.
Com quantos anos a cadela entra no cio?
Sabe-se que o primeiro cio ocorre a partir da maturidade sexual da cadela. Porém, não existe uma idade certa para isso acontecer, variando de cachorro para cachorro.
“Em média, o primeiro cio ocorre entre seis e doze meses de idade”,
explica o médico-veterinário da Petz, Dr. Rafael Cerqueira.
Segundo o especialista, as variações dependem, principalmente, do tamanho do pet.
“Cadelas de pequeno porte costumam ter desenvolvimento mais precoce em relação às de grande porte”,
diz o Dr. Rafael.
É por isso que os veterinários recomendam agendar a castração para logo depois do fim do ciclo de vacinas, o que acontece por volta dos seis meses, evitando o primeiro cio. A castração também ajuda na prevenção de algumas doenças, como a piometria.
Como saber se a cadela está no cio: fases do ciclo reprodutivo
Apesar de não ter data certa para acontecer, para saber quanto tempo dura um cio de uma cadela, é importante entender que a duração depende da frequência do ciclo, já que é diferente para cada pet. Mas, de acordo com o Dr. Rafael,
“normalmente, o cio se repete a cada seis a doze meses”.
É interessante destacar que o cio não é um evento isolado. Na verdade, ele é apenas uma das etapas do chamado ciclo estral. A seguir, saiba mais sobre cada uma das fases e quanto tempo dura o cio de acordo com cada etapa.
Proestro
É a fase inicial da estimulação hormonal do ciclo estral. Nela, a cadela já começa a liberar feromônios capazes de atrair cães machos, mas ainda não está apta para cruzar.
Durante o período, é possível identificar algumas alterações físicas, como edema/aumento da vulva. Além disso, há a presença de secreção levemente avermelhada. A duração média dessa fase é de 5 a 15 dias;
Estro
É nesta fase que a cadela está no período fértil. A fêmea pode deixar de apresentar secreção e o inchaço vulvar fica estável. Além disso, ela se torna receptiva ao macho. O estro tem duração média de entre 3 a 10 dias;
Diestro
Durante esta fase ocorrem as estimulações hormonais que permitem a manutenção da gestação (em caso de fecundação/fertilização). Ela acontece mesmo nas cadelas que não cruzaram ou nas quais não houve fecundação.
Tanto é que é nessa fase que muitas cadelas sofrem com a chamada gravidez psicológica. A fase dura, em média, entre 56 e 90 dias.
Anestro
É o intervalo entre as fases principais do ciclo estral. Nela, a atividade hormonal dos ovários é bem menor. Sendo assim, é um período de recuperação pós-gestação ou pós-diestro em cadelas não prenhes. A duração média dessa fase costuma ser de 3 a 10 meses.
Como reconhecer os sintomas de cadela no cio pelo comportamento
De acordo com o que citamos acima, o proestro é a fase do ciclo que apresenta as alterações físicas mais evidentes para entender cadela no cio, principalmente na região da vulva. Entre elas, destacam-se:
- Aumento de volume da vulva;
- Vermelhidão discreta ou escurecimento,
- Liberação de secreção levemente sanguinolenta.
Já o período do cio propriamente dito é marcado pela estabilização desses sinais, sendo mais comum reconhecer o estro a partir de mudanças comportamentais, como:
- Carência ou maior necessidade de atenção;
- Agitação ou inquietação;
- Atração dos machos;
- Lambedura genital,
- Agressividade.
Saber reconhecer cio de cadela é importante não só para garantir cuidados adequados, mas também para manter machos não castrados afastados. Lembre-se de que, além do risco de uma gravidez indesejada, o contato com cachorros de rua pode expor sua amiga a diversas doenças.
Cuidados com a cadela durante o cio
“Durante o cio de cachorro, as variações hormonais provocam necessidades fisiológicas e comportamentais que geram estresse às cadelas”,
explica o Dr. Rafael. Nessa fase, o especialista diz que é preciso ter alguns cuidados adicionais. Por exemplo:
- Ofereça uma ração de qualidade e fique de olho para ver se o pet está comendo. Durante o cio, é comum cadelas apresentarem falta de apetite ou apetite seletivo;
- Por conta do inchaço, a região da vulva fica mais sujeita a sofrer traumas no proestro e no estro. Além disso, lambeduras em excesso também podem causar inflamações na região. Em caso de dúvida, procure um veterinário;
- Fraldas caninas atuam como um absorvente para cães e são grandes aliadas durante o cio. No entanto, a cadela no cio não deve ficar com elas o tempo todo. O ideal é fazer a troca ao menos duas vezes ao dia, lembrando de dar um tempinho para a cadela no cio fazer suas necessidades sem o acessório.
- Diferentemente do que muitos pensam, a fralda não impede o cruzamento! Por isso, a única maneira de evitar a prenhez é mantendo os machos não castrados à distância.
Além de seguir essas regras, tenha empatia e dê muito carinho para sua filha de quatro patas, principalmente quando ela estiver mais carente e dengosa. Ah! E não brigue com ela caso ela fique mais arisca e agressiva que o normal.
Em vez disso, procure brincar com a cadela no cio, agradá-la com petiscos, sempre respeitando os limites do pet. Com amor e dedicação, você vai ver como o cio se tornará um período mais tranquilo!
Fonte BlogPetz
Portais:
Ajudem compartilhando|comentando…
Luz pra nós
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz pra nós
Luz pra nós!
Gratidão pelo post
Luz p’ra nós
Luz pra nós!
luz p’ra nós
lpn!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p´ra nós!
Gratidão pelo post. Deus abençoe!
Ótimo post
Gratidão! É necessário cuidar de nossos bichinhos.
Gratidão






Luz p’ra nós