Trata-se da 1° vez que o expansor é visto dentro desse tipo de recipiente
A descoberta reforça ainda mais sobre sua importância cultural/econômica p’ra época
Produzido a partir de papoulas da Ásia Menor (Turquia) o ópio já foi a causa de desdobramentos históricos como o estouro de guerras entre China e Grã-Bretanha em 1939 e 1960.
Agora, uma pesquisa alinhada entre a Autoridade de Antiguidades de Israel, a Universidade de Tel Aviv e o Instituto Weizmann de Ciência deu forma a novas evidências do uso da droga no Oriente Próximo.
As constatações vieram após analisarem resíduos orgânicos em oito vasos de cerâmicas achados numa escavação em Israel. Além disso sepulturas cananeias do final da Idade do Bronze também foram encontradas.
Ritual Funerário
Publicado no periódico Archaeometry, o artigo posicionou que os vasos de cerâmica datavam do século 14 a.C. e eram parte de um ritual funerário.
Os recipientes eram específicos p’ra reservar ópio, uma vez que tinham a forma de uma flor de papoula quando está fechada de cabeça para baixo.
Entretanto, ainda para os pesquisadores ainda é abstrato a função dos opioides nos rituais. As duas teorias mais acreditadas até o momento consideram que o expandor ou era comungada como rito de passagem ou consumida pelos sacerdotes. Um dos autores do estudo, Ron Be’eri disse:
A partir de documentos que foram descobertos no Antigo Oriente Próximo, parece que os cananeus davam grande importância a ‘satisfazer as necessidades dos mortos’ por meio de cerimônias rituais realizadas para eles pelos vivos e acreditavam que, em troca, os espíritos garantiriam a saúde e segurança de seus parentes.
Além dessa constatação do uso do alucinógeno ser a mais antiga do mundo, ela também confirma teorias históricas, onde o comércio do ópio teve um papel central na cultura do Oriente Próximo. Vanessa Linares, da Universidade de Tel Aviv pontua:
Em outras palavras, o ópio foi trazido para Yehud [em Israel] da Turquia através de Chipre; isso, claro, indica a importância que foi atribuída à droga.
Luz p’ra nós!
Gratidão pelo post irmão. Luz p’ra nós!
Vlw Dudu!
Tmj aliado!
Lpn!🍎.
Que dahora, valeu pelo post irmão. #luzpranos
Daora.
Luz p’ra nós!
#LuzPraNos
luz pra nós
Gratidão pelo post, LPN
Luz p’ra nós!
Luz p´ra nós
Luz p’ra nós
Bacana. Luz p’ra nós
Luz p’ra nós!
Luz p´ra nós!