
O pão de queijo é uma iguaria oriunda de Minas Gerais, muito difundida em todo o Brasil. Embora não haja registro de local e época exata de sua criação, há consenso de que tenha se originado em Minas Gerais em meados do Século XVIII.
O pão de queijo, assim denominado, surgiu em Minas Gerais por volta do ano de 1750. Nesta época a agropecuária do estado começou a se especializar na produção de leite e de seus derivados. Por sua distância geográfica da costa, o estado de Minas Gerais consumia pouca farinha, que era importada, mas tinha ampla produção de mandioca, raiz nativa do continente e matéria-prima do polvilho. Os primeiros pães de queijo eram obtidos misturando-se aparas endurecidas (ou a “grosa”) das rodelas de queijo com o polvilho. Ovos e leite, itens também abundantes na região, foram posteriormente acrescentados para incrementar textura e sabor.
Img: Comidinhas do Chefe
Apesar de ser denominado como “pão”, o pão de queijo consiste basicamente em um tipo de biscoito de polvilho azedo ou doce acrescido de ovos, sal, óleo vegetal e queijo, de consistência macia e elástica, existindo pequenas variações.
Há várias receitas diferentes, onde os ingredientes e o tipo do queijo variam muito – bem como o resultado final. Algumas usam polvilho doce, outras o azedo, ou mesmo ambos. Mas o que dá a sua principal característica é o fato de ser feito à base de polvilho de mandioca e algum tipo de queijo.
A gordura – banha de porco, óleo vegetal, manteiga ou margarina – funciona como um lubrificante molecular, contribuindo para a textura elástica da massa.
O ovo contribui com a cor e seu sabor.
O tipo de queijo varia de acordo com a preferência ou disponibilidade, dando prioridade aos de sabor mais forte, como os ‘curado’. Os mais utilizados são o canastra, a mussarela, o parmesão e o minas frescal. O queijo dá o sabor típico do pão de queijo, daí seu nome.
Existe também o pão de queijo escaldado, técnica de preparo que exige utilizar água fervente, às vezes misturada com óleo vegetal no polvilho. O pão de queijo escaldado tem um sabor mais próximo do natural, já que no processo de escaldamento a massa fica pré cozida. O escaldamento corresponde à adição de uma mistura à base de leite e, ou água fervente ao polvilho azedo.
Algumas receitas usam batata.
O Paraguai, o Uruguai e a Argentina possuem uma iguaria conhecida como “chipa” (nome também utilizado no estado brasileiro do Mato Grosso do Sul), cuja diferença para o pão de queijo é seu formato em “U”. Na Colômbia, um produto muito similar ao pão de queijo, exceto pelo formato mais tradicional (achatado), é o “pandebono”. Assim como o pão de queijo, o pandebono possui textura esponjosa, de baixa densidade, e que endurece em pouco tempo, características que se atribuem ao polvilho azedo, conhecido no país como almidón de yuca fermentado e que é obtido em um processo idêntico ao empregado no Brasil. No Equador, existe o “pan de yuca”, que se assemelha ao pão de queijo brasileiro, na textura, formato e sabor. Já na Bolívia se consome o cuñapé.
Fonte: Wikipédia
Portais:
Ajudemcompartilhando|comentando…
Luz pra nós
lpn!
Amodoro
até os recheados…..
Eu recheio eles, abro e coloco ovo, queijo. Vira um sanduíche rs
Pão de queijo com café


Luz p’ra nós
Muito interessante, desceu nos detalhes. Morei e cresci perto de uns produtores de queijos e por consequência os pães de queijo, mas já te contei essa história.

Luz p’ra nós
Eu AMO o pão de queijo de Minas, difícil ter algum lugar que se compare. Os de alguns lugares de Goiânia são bons, mas n se compara em qualidade. Luz pra nós Roma

Com café
.

Pão de queijo já é uma delicia, esses dias comi um recheado de calabreza e queijo gorgonzola nossa ficou top.
Luz p´ra nós
Luz p´ra nós Mestra Dri !
#LuzPraNos
descobri um recentemente recheado com goiabada, simplesmente estou viciado kkk
Luz pra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz pra nós
Irado, Luz p’ra nós!
Boom demais! Sou feliz de degustar várias boas receitas. O da roça com nata, ovo caipira, mistura de queijos e assado no forno de barro é o legítimo amor mineiro
a chipa eu gosto muito, TMB. Luz p’ra nós!
Que legal. Amo pão de queijo! Luz p’ra nós!
Luz pra nós
Luz p´ra nós!
Gratidão pelo post






Luz p’ra nós
Amo! Bão demais.