Origem do brigadeiro
O brigadeiro é de fato brasileiro, e desde sua invenção na década de 1940, o brigadeiro é a paixão de diversas pessoas. Mas o que muitos dos amantes do doce não sabem é sobre a sua origem, que não foi precisamente focada para ser uma iguaria de sucesso, e sim mais econômica.
Enquanto o mundo vivia o final da Segunda Guerra Mundial, a falta de recursos e dificuldade financeira se alastrava pelo Brasil. E por consequência do racionamento dos alimentos, era comum substituir o leite de vaca e o açúcar, pelo leite condensado nas receitas de sobremesas. E uma das pessoas que utilizava dessa tática era a doceira Heloísa Nabuco de Oliveira, a precursora do brigadeiro.
O nome do doce faz uma associação a um dos candidatos a presidente do Brasil em 1945, Eduardo Gomes, que era brigadeiro da Força Aérea na época. E por causa de sua posição militar ele era mais conhecido como “Brigadeiro”.
A história política por trás do doce
O cenário político de eleições em 1945 foi o que tornou o quitute tão popular. Pois, como “Brigadeiro” estava se candidatando, era necessário dinheiro para ajudar na campanha.
O candidato, que tinha muita fama entre o público feminino, recebia apoio de várias mulheres em seu comício, já que essa era a primeira eleição que elas podiam votar. Elas faziam doces para vender e obter fundos para a campanha, dentre essas mulheres, estava Heloísa, a pioneira do brigadeiro.
E as vendas desse doce foram um sucesso, rapidamente ganharam uma ligação com Gomes, as pessoas começaram a chamar a novidade de “docinho do brigadeiro”. O que, lógico, foi uma sensação, todos amavam a guloseima. O nome foi tão marcante que, mesmo após Eduardo perder as eleições, o brigadeiro continuou ganhando mais fãs.
Ainda que Gomes não tenha chegado à presidência, já foi um feito e tanto ter seu apelido como homenagem no doce mais amado do Brasil.
Curiosidades do brigadeiro
Como já sabemos, a popularidade do brigadeiro é mundial, e um fato curioso é que em muitos outros países o tradicional docinho é conhecido como “trufas brasileiras”. E mesmo no Brasil existe uma disparidade em relação ao nome, no estado do Rio Grande do Sul, a iguaria chama-se “negrinho”.
Outra curiosidade é que antes de ter essa receita que conhecemos do brigadeiro original, existia um modelo muito diferente, que era feito com leite, manteiga, açúcar, ovos e chocolate.
Fama internacional do brigadeiro
Essa explosão de sabor da “trufa brasileira” encanta todos os cantos do mundo. O humilde docinho carrega consigo uma grande fama entre vários países!
A fama do brigadeiro ultrapassa fronteiras. Inclusive, muitos famosos declaram sua paixão pelo doce. Um bom exemplo é a cantora cubana Camila Cabello, que experimentou o quitute durante uma turnê no Brasil, foi amor à primeira mordida.
E por conquistar um vasto público, os fãs do brigadeiro espalhados por todos os continentes sempre tentam recriar a receita e adaptá-la aos costumes do seu país.
Fonte:Lesdemoiselles
Portais:
Ajudem compartilhando|comentando…
Luz pra nós ✨
Que da hra!! Curto muito brigadeiro e brizadeiro tmbm rsrs.
Gratidão!🙏.
Luz p’ra nós 🍎.
Brigadeiro de panela é top
Luz p’ra nós!
Brigadeiro é muito bom! Luz p’ra nós!
Bom demaisé.
#luzpranos
Luz p’ra nós!👍
Gratidão. Luz p’ra nós!
Muito bom, brigadeiro nunca saí da moda, é uma delícia!😋
Dificil encontrar um que não gosta do doce. Muito interessante a história política do doce, maioria não conhece msm.
brisadeiro tbm é bom rs #luzpranos
Muito bom.
Luz p’ra nós!
Ai que delicia.
Luz p´ra nós
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p´ra nós!
Brigadeiro é o melhor 😋
Gratidão pelo post
Luz pra nós 🙏
Luz p’ra nós!
Muitoo boommm todas as vertentes de brigadeiro 😋👏🏾👏🏾⚛️
Gratidão pelo post!!
Luz p’ra nós 🙏🏾⚛️✅⚠️
Gratidão pela matéria!
Luz p’ra nós!