Uma nova pesquisa aponta que um amuleto de prata de 1.800 anos achado na Alemanha é a evidência mais antiga do cristianismo ao norte dos Alpes. Esta descoberta pode mudar o atual entendimento de como a religião era praticada no Império Romano.
A conclusão da equipe se baseia em uma análise feita em um pergaminho achado dentro da relíquia. Através da recriação de um modelo 3D do objeto, eles conseguiram decifrar uma inscrição em latim.
Localização do amuleto cristão é considerada rara
Medindo 3,5cm de comprimento, o amuleto continha uma fina folha de prata. Os objetos foram achados durante escavações em um túmulo de um homem que morreu entre 230 e 270 d.C. e que foi enterrado nos arredores de Frankfurt, na atual Alemanha.
Segundo a equipe, ele provavelmente usava o amuleto em volta do pescoço. O objetivo desses itens, também conhecidos como filactérios, era proteger ou curar seus donos de uma série de infortúnios, como doenças, dores corporais, infertilidade ou mesmo forças demoníacas.
Pergaminho estava dentro de amuleto cristão antigo (Imagem: Centro Leibniz de Arqueologia)
Ainda de acordo com o trabalho, a localização da descoberta é rara. Isso porque esses amuletos foram amplamente utilizados na Antiguidade Tardia, especialmente no mundo do Mediterrâneo oriental, não sendo achados no mundo romano ocidental.
Os estudiosos acreditam que a presença da relíquia na região indica que as ideias cristãs já haviam começado a penetrar em áreas distantes dos primeiros centros de crescimento do cristianismo. As conclusões foram descritas em comunicado.
Objeto cita exclusivamente Jesus Cristo
• Durante o Império Romano praticar o cristianismo poderia ser arriscado.
• Foram vários os casos de perseguição no período, o que fez com que os cristãos praticassem a sua religião em oculto.
• Outros amuletos de metal antigos relacionados ao cristianismo foram achados ao longo do tempo.
• No entanto, eles sempre misturavam diferentes crenças, incluindo elementos do judaísmo e do paganismo.
• Segundo os estudiosos, o amuleto de Frankfurt não menciona nenhuma outra fé, sendo puramente cristão.
• O estudo aponta que este é o primeiro exemplo de um objeto “escrito inteiramente em latim e que invoca exclusivamente Jesus Cristo”, representando um marco para a história da religião.
Fonte: olhardigital.com.br
Portais:
Luz p’ra nós✝️
Ajudem compartilhando|comentando
Interessante! Lpn ✨
Luz pra nós interessante se relembrar as essência sao bem similares ao antigo tempo de israel na epoca de jesus chegou ate la pregando ha verdade e recolhendo seus dicipicipulos