A complexidade da historiologia
Se alguém quisesse saber o que ocorreu em 1945, ao fim da segunda guerra, e os meses subsequentes de conflitos na ásia da ONU contra os soviéticos, teria antes de tudo escolher onde, o que por si já seria complexo dada a dinâmica de eventos mundiais que ocorrem o tempo todo, e de forma exponencialmente intensa nesse período caótico da humanidade.
”https://youtu.be/JhsRwyrbCY4”
Depois de escolher de qual local quer saber informação, é conveniente também se inteirar do contexto político, geopolítico e sociológico da região e momento, para ter ao menos uma estimativa de avaliação, a respeito das possíveis inclinações ideológicas dos historiadores, documentaristas e jornalistas.
Para além disso, considerar e por na conta a ideologia e espectro políticos dos próprios líderes, comandantes e representantes dos lugares e momentos.
Apenas para organizar o panorama para depois investigar, já se considera e inclui lugares, pessoas e épocas diferentes.
História nem sempre é algo fixo no tempo.
Um panorama de perspectiva histórica permeia todas as linhas do tempo, passado, presente e futuro.
Em futuro considera-se profecias e ciclos de ordem mundial.
O surgimento e declínio de reinos, impérios e mundos.
É complexo porque envolve conhecimento de vários aspectos da vida humana.
É frequentemente cansativo, principalmente no início onde não há pacotes de informação para comparar com nada, é como se ouvisse, ou lesse sobre um roteiro longo e complicado de um outro mundo, onde nada parece se amarrar direito, não sendo particularmente interessante ou estimulante.
Com os anos de estudos não muito frequentes, mas eventuais, ocorre aumento de assimilação dos eventos mundiais.
Surgem frequentes conexões de pacotes de informação. As coisas vão ficando cada vez mais familiares.
Claro que tudo pode ser acelerado por autodidatismo. Mas atualmente com os conflitos da ucrânia, e outros estudos recentes, muita coisa se encaixou, e o que ainda não encaixou, está ao alcance de um pequeno esforço e dedicação, para assimilar cada vez de forma mais abrangente os múltiplos contextos da história humana moderna.
A 2a guerra reverbera ainda muito forte nos acontecimentos geopolíticos atuais, apesar dos protagonistas terem mudado O contexto dá um panorama muito grande da situação.
É fato que apesar de muito complexo, é ainda mais fácil entender razoavelmente a história das últimas 4 a 6 décadas, que permanecem estáticas, repousando num número crescente de documentos públicos, versões, produções, documentários e até vídeos curtos, do que entender a dinâmica em tempo real que está acontecendo nesse momento, acompanhado as notícias, se inteirando das minúcias das vidas dos líderes atuais (algo dispensável em muitos casos com os antigos, que findaram suas ações, exceto em casos de influência ideológica póstuma).
Eis uma diferença objetiva, o ator histórico falecido tem sua biografia virtualmente estática (por que podem surgir novas biografias e documentos), restando quanto muito supor o resultado de sua influência ideológica.
O ator que atua no cenário atual, precisa ter sua personalidade compreendida para se supor o que virá a realizar, o que é mais complexo ainda.
Penso que é superficial estar muito atualizado, mas desconhecer importantes eventos históricos, ou esquecê-los. Como também é superficial estar afiado na historiologia, mas ignorar eventos atuais.
O equilibro é também complexo, mas é a síntese do entendimento da realidade geopolítica.
E para além disso, é nossa história real, mundial e coletiva.
É história.
Está para sempre nos registros akáshicos.
É o filme de Deus pra si mesmo.
Datas e passagem do tempo na cronologia.
Isso é algo que passa a ser melhor assimilado conforme acompanhamos eventos atuais de conflito armados, de pequena, média ou grande escala.
A noção por exemplo de que a 2a guerra durou na ordem de décadas, e que a maioria dos conflitos mais importantes se arrastaram por anos.
A Guerra dos Cem Anos, foi uma série de conflitos travados entre os reinos da Inglaterra e da França durante o final da Idade Média. Originou-se de reivindicações inglesas ao trono francês entre a Casa Real Inglesa de Plantageneta e a Casa Real Francesa de Valois. Wikipédia
Data de início: 1337
Data de término: 1453
O avanço atual da Rússia na Ucrânia que já se arrasta por meses e escala de tensão com ocidente.
Suponho que também afete a pessoa ter uma certa idade como eu (30 em 2022) para ter, adquirir ou aprimorar um certo sentido de passagem do tempo e cronologia bem como acúmulo de pacotes de informação.
O estudo da história e a noção de cronologia creio seja algo que se desenvolve análogo a maturidade da mente e do corpo.
Quando entro em debates, com pessoas aqui no meu coletivo tento expressar essa ideia de que a história como conhecem se baseia numa perspectiva quase sempre daquela que vimos no período escolar. E que nem de longe expressa a totalidade dos fatos. Mas aqueles que não querem entender, e que tem satisfações em outras coisas, digamos mais supérfluas. Fica mais difícil ainda o dialogar. Me sinto um peixe fora d’água. Acredito que todos os alunos da escola tenham esse sentimento. Aos poucos essa assimilação tem chegado ao coletivao. Nós aqui seguimos construindo o reino. Luz pra nós!
eles ja perderam referencia e perspectiva historica.
Luz p’ra nós 🙏🏻🕊
Luz pra nós
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós!
Esses vídeos do mestre Rogério elaborando sobre temas diversos são muito interessantes. Sempre aprendendo varias coisas novas aqui. LPN!
obrigado irmão.
Luz pra nós
Luz p’ra nós!
A minha cidade natal, onde moro atualmente, recebeu muitos japoneses que fugiram da guerra no passado, na entrada da cidade, tem o simbolo semelhante a um portal, com a bandeira do brasil e japao, dois circulos, azul e vermelho, gosto muito da cultura japonesa, sao um povo inteligente, cultural e sofredor.
obrigado Rogerio, o coletivo esta despertando devagar, se relacionando melhor aos fatos.
Luz p’ra nos!
Gratidão.
qual cidade?
Luz pra nós!
Muito bom! Gratidão
Luz p’ra nós!
#LuzPraNos
Texto bem fluídico e rico em informações! Gratidão 🙏
obrigado irmã.
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Eu costumo dizer que pra entender um contexto histórico tem que se colocar em perspectiva naquele espaço e tempo, e não é fácil se desligar dos pacotes de informação que temos do presente. Mergulho consciencial! Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós
Top Mestre!
Gratidão. Fica com Deus!
Luz p’ra nós 🙏💜
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p´ra nós!
Gratidão pela matéria!
Luz p’ra nós!