Graham Sykes e a sua Force of Nature ultrapassaram os 260 km/h na pista de Elvington, no Reino Unido. O próximo objetivo é superar a barreira dos 300 km/h!
Embora ainda não saibamos qual será o futuro das motos, sabemos que os motores a vapor não se tornarão a norma, uma vez que são demasiado pesados, instáveis e não duram o suficiente. No entanto, é sempre divertido ver os engenheiros a tentar adaptar esta tecnologia rústica aos veículos de duas rodas, quer através de invenções rebuscadas, quer na tentativa de bater recordes.
Foi com este segundo objetivo em mente que Graham Sykes passou quase uma década a desenvolver a Force of Nature, um protótipo de moto movida a vapor.
Engenheiro ligado aos desportos motorizados desde 1979, Graham Sykes embarcou neste projeto um pouco louco a partir da sua garagem há 10 anos, pouco antes de bater o recorde britânico da moto de três rodas mais rápida com a sua Syko V8.
O homem de 60 anos, com nove netos, tinha como objetivo bater o recorde da moto a vapor mais rápida, estabelecido em 2014 por Bill Barnes, com 129,57 km/h. A grande diferença em relação à máquina vencedora do título é que esta última se baseava na propulsão das rodas traseiras, enquanto a Force of Nature se baseia no impulso.
Na pista de Elvington, onde se realizam regularmente tentativas de recordes de velocidade, a moto de Graham Sykes conseguiu atingir 263,61 km/h (163,8 mph) nos 1/8 de milha em 3,878 segundos. O recorde foi oficializado para o Reino Unido e para a Europa, mas a força da natureza podia ter feito melhor, uma vez que atingiu quase 290 km/h após os 200 metros de pista. Por isso, o projeto Force of Nature ainda tem mais para dar, pois agora o objetivo é atingir 321 km/h na mesma distância.
#luzpranos
#luzpranos
Dahora. Além de ser bem rápida o design tbm ficou dahora.
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós.
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Gratidão.
Luz p´ra nós
Vrummmm.
Legal.
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós.
Brisa kk
Luz p’ra nós 🍎🇧🇷
Luz p’ra nós!
Luz pra nós