
Pesquisadores enxergam a transição energética como a melhor alternativa para reduzir a dependência dos combustíveis fósseis, o que poderia transformar o Brasil em um verdadeiro líder no aproveitamento do hidrogênio verde.
“Transição energética” é um termo utilizado para se referir às mudanças estruturais nas matrizes energéticas dos países a curto, médio e longo prazo, migrando de um modelo baseado em combustíveis fósseis para um focado em energias renováveis, como solar e eólica.
Combustíveis fósseis são combustíveis não renováveis e que foram formados há milhares de anos a partir de restos de animais e vegetais. Esses recursos são fundamentais para a sociedade, já que representam mais de 75% da demanda energética mundial, sendo utilizados em veículos, indústrias e residências. Estão incluídos nessas fontes o carvão mineral, gás natural, petróleo e seus derivados, como óleo diesel e gasolina.
No entanto, os combustíveis fósseis são apontados como os principais responsáveis pela intensificação do efeito estufa e pelo agravamento dos problemas vinculados ao aquecimento global. Sendo assim, pesquisadores enxergam a transição energética como a melhor alternativa para reduzir a dependência dos combustíveis fósseis e aumentar a participação das fontes renováveis de energia nas matrizes energéticas mundiais.
Impactos
A queima de combustíveis fósseis pode causar graves danos ao meio ambiente e à saúde humana. Ela está relacionada a diversos problemas respiratórios causados pela emissão de poluentes atmosféricos, como o monóxido de carbono. Além disso, o processo de combustão de combustíveis fósseis também leva à emissão de dióxido de enxofre e de óxidos de nitrogênio contribuintes da chuva ácida.
Matriz energética brasileira
Apesar de ser considerada uma das mais renováveis do mundo, a matriz energética brasileira ainda utiliza grande quantidade de combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão mineral. Possuímos uma das maiores reservas de petróleo do mundo – o pré-sal -, tendo se tornado um dos maiores exportadores do combustível.
Segundo dados da Brown to Green, o Brasil superou a média dos países que pertencem ao G20 de subsídios destinados ao uso de combustíveis fósseis. Só no ano de 2016, foram designados cerca de US $16,2 bilhões a essa fonte de energia. Além disso, o governo brasileiro também manteve fixos os valores de importância e revenda da gasolina, do diesel, do querosene e do gás natural.
Fontes renováveis de energia como alternativa
A busca pela diminuição dos impactos socioambientais causados pelas fontes de energia tradicionais e pela preservação dos recursos naturais deu início ao uso de fontes de energia alternativas e com baixo custo ambiental. Além de serem praticamente inesgotáveis, as energias ecologicas podem apresentar impacto ambiental muito baixo, sem afetar o balanço térmico ou a composição atmosférica do planeta. Destacam-se como fontes renováveis de energia as hidrelétricas, maremotriz, geotérmica, solar e eólica.
Hidrogênio verde
No sentido da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente, “hidrogênio verde” é um termo utilizado para se referir ao hidrogênio obtido a partir de fontes renováveis, em um processo no qual não haja a emissão de carbono. Diferente dos combustíveis fósseis, o aproveitamento energético do hidrogênio raramente se dá por sua combustão, mas sim por meio de uma transformação eletroquímica, realizada em células conhecidas como células a combustível.
Nesses equipamentos, o oxigênio existente na atmosfera se combina com o hidrogênio, produzindo energia elétrica e água. Ou seja, o processo de geração de energia por meio de células a combustível em si não impacta o meio ambiente, razão pela qual pode-se classificá-lo como sendo um processo limpo.
Expectativas positivas para o mercado energético brasileiro
Um recente estudo realizado pela consultoria Roland Berger aponta que o Brasil pode chegar a faturar R$ 150 bilhões por ano no mercado de hidrogênio verde ao longo dos próximos anos. O país é um dos com maior potencial de aproveitamento do recurso.
Apesar disso, é necessária uma mudança no cenário internacional de energia. Isso, pois a Roland Berger prevê o alto faturamento no setor de hidrogênio verde caso o Acordo de Paris seja cumprido conforme o planejado.
Assim, a maior parte da energia consumida no planeta será originária do hidrogênio verde, criando assim um mercado mundial estimado em mais de US$ 1 trilhão em venda direta da molécula. Para que isso ocorra o consumo de hidrogênio verde terá de passar dos atuais 90 milhões de toneladas/ano para 527 milhões de toneladas/ano a partir de 2050.
Esse é o cenário ideal para o Brasil investir na produção e comercialização do recurso no mercado global de energia, visto que temos capacidade suficiente para chegar a esses números ao longo das próximas décadas.
Brasil já investe nesse mercado e pode se preparar para alcançar projeções do estudo da Roland Berger no futuro
Embora o estudo da Roland Berger possa parecer distante do mercado atual brasileiro, o país já vem investindo no segmento do hidrogênio verde no setor da energia renovável.
No último dia 19, a empresa EDP Brasil fez um evento de lançamento da primeira molécula de hidrogênio verde em grande escala na América Latina, em São Gonçalo do Amarante, no Ceará.
Esse lançamento marcou mais um passo dado pelo país rumo a um mercado global de hidrogênio nos próximos anos.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacou na ocasião: “Foi muito importante estarmos aqui nesse momento para podermos reafirmar o nosso compromisso de trabalhar em parceria com iniciativa privada, com os governadores de estado, para poder registrar que estaremos numa empreitada de tornar a matriz energética cada vez mais limpa”.
Dessa forma, o atual ministério do Governo Lula reforça sua posição enquanto um apoiador do segmento das renováveis no país.
Com os esforços necessários nos próximos anos no mercado de energia nacional, o Brasil pode alcançar as projeções realizadas pelo estudo de hidrogênio verde da Roland Berger.
Fonte: https://www.alemdaenergia.engie.com.br/
Portais:
VAMOS AJUDAR NA MISSÃO!
Luz p’ra nós! ♀

Dahora. Luz p’ra nós!
Luz pra nós
#unebrasil
Luz p’ra nós!
Luz pra nós
#unebrasil
#LuzPraNos
Luz pra nós
#unebrasil
Show irmão. #luzpranos
Luz pra nós
#unebrasil
Luz p´ra nós
Luz pra nós
#unebrasil
Top.
Luz p’ra nós!
Luz pra nós
#unebrasil
Muito bom!
Luz p’ra nós!🙏
Luz pra nós
#unebrasil
Luz p´ra nós!!
Luz pra nós
#unebrasil
Luz pra nós
#unebrasil
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós 🙏🙏🙏
Boa perspectivas! Lpn ✨
Muito interessante energia renovável!
Lpn!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!!
Luz p´ra nós!
Muito interessante ✅👏🏾
Gratidão por compartilhar 🙏🏾
Luz p’ra nós 🙏🏾⚛️✅⚠️💥