
No livro 'What a Bee Knows', professor reúne estudos que demonstram que abelhas são seres sencientes.
As coloridas abelhas, temidas por sua picada dolorosa e responsáveis pelo processo de polinização, começam a ganhar uma nova faceta graças ao estudo de cientistas que mostram que estes insetos são seres sencientes, capazes de percepções e sensações consideradas como o nível mais básico de consciência.
Lançado em março deste ano, o livro “What a Bee Knows: Exploring the Thoughts, Memories and Personalities of Bees” (O que uma Abelha Sabe: Explorando os Pensamentos, Memórias e Personalidades das Abelhas, em tradução livre – ainda sem edição em português), revela que as abelhas são capazes de demonstrar emoções sofisticadas, têm um limitado nível de consciência e podem até sonhar.
Capacidade de reconhecer rostos
Escrito pelo entomologista Stephen Buchmann, professor das cadeiras de Entomologia, Ecologia e Biologia Evolucionária da Universidade do Arizona, que se dedica ao estudo destes pequenos animais há quarenta anos, o livro reúne diversos estudos que concluem que as abelhas são capazes de demonstrar emoções geralmente associadas aos mamíferos, como otimismo, frustração e medo.
Estes insetos também podem reconhecer diferentes rostos
humanos e até experimentar sintomas semelhantes ao estresse pós-traumático. Além disso, os estudos indicam que elas processam memórias de longo prazo durante o sono e eventualmente podem até sonhar. Embora seus cérebros sejam incrivelmente pequenos – apenas um milhão de neurônios em comparação com os 100 bilhões dos humanos – as abelhas têm habilidades notáveis para navegar, aprender, comunicar e lembrar.
Da colmeia à polinização: conheça 7 curiosidades sobre as abelhas



De acordo com André Sezerino, engenheiro-agrônomo especialista em apicultura, cada colmeia pode ter entre 80 mil e 90 mil abelhas, somadas as operárias, os zangões e também as abelhas-rainhas. No inverno, segundo ele, esse número pode diminuir devido à escassez de alimentos.

“A função da rainha é manter a ordem social, fazendo com que as operárias realizem os trabalhos dentro e fora das colmeias, e também colocar ovos para que a colônia se desenvolva”, afirma o pesquisador da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina).






Caraca,😮 eu achava que elas serviam apenas para picar e fazer mel, que impressionante! 🙏
rsrsrsrs tbmmmm aqui no site tem alguns artigos sobre abelhinhas. aprendi aqui! s2
Que interessante! Luz p’ra nós!
As abelhas são inteligentes demais.
Luz p´ra nós
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós!
#luzpranos
Reis entre os insetos.
Luz p’ra nós!
que linda frase! Lpn
.Luz p’ra nós.!
Interessante.
Luz p’ra nós!
Caracas, que impressionate. #luzpranos
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós!
Muito legal 👏🏾👏🏾⚛️
Gratidão por compartilhar 🙏🏾
Luz p’ra nós 🙏🏾⚛️✅⚠️
Lindo reino. Luz p’ra nós
Pequenas, mas incrivelmente organizadas e inteligentes.
Luz p’ra nós 🕯️
Luz pra nós.
🐝🍯 gratidão! 🙏🏻
Luz p’ra nós 🍎
A maioria é sem ferrão, mas quem vai querer descobrir se as que encontrou tem ou não? Kkk
Luz p’ra nós.
e bom que ela reconheça e não nos ataque rs sera que todos seres vivos quando dorme são capazes de sonhar? #luzpranos
Luz p’ra nós!