Cientistas descobrem evidências de antigo continente entre Europa e Ásia
Há 34 milhões de anos, região batizada de Balkanatolia teria possibilitado intercâmbio de espécies asiáticas e europeias após uma grande glaciação
Abrangendo uma pequena parte do atual território dos Bálcãs e da Turquia, evidências de um antigo continente de topografia baixa que ligava a Europa à Ásia foram encontradas por um grupo de geólogos e paleontólogos do Centro Nacional Francês de Pesquisa Científica (CNRS).
Batizada de Balkanatolia, a região pode ter servido de “ponte” para mamíferos asiáticos se deslocarem rumo ao território europeu, segundo o estudo, publicado na edição de março do periódico Earth-Science Reviews.
A teoria de que Balkanatolia possibilitou o intercâmbio de espécies surgiu após a descoberta de fósseis asiáticos com datação de 38 milhões a 35 milhões de anos atrás na Turquia. Isso se deu entre 5 milhões e 10 milhões de anos antes da Grande Coupure, migração de espécies da Ásia para Europa que resultou na extinção de mamíferos e na renovação da flora e fauna vertebrada.
Estudiosos do CNRS revisaram artigos paleontológicos, alguns do século 19, para entender e explicar o aparecimento de fósseis asiáticos na Europa e em parte de Balkanatolia. Durante as pesquisas, descobriu-se que a fauna encontrada no local é distinta do padrão de animais tanto na Europa quanto na Ásia Oriental.
Isso porque foi possível achar, em um só terreno, fósseis de marsupiais da América do Sul, mamíferos herbívoros oriundos da África e mandíbulas de Brontotherium , um mamífero asiático da segunda época da Era Cenozóica, parente dos rinocerontes na Turquia.
Essas informações possibilitaram os cientistas a traçarem uma linha histórica da região, pontuando as espécies que viveram por lá para entender por onde animais asiáticos teriam cheago ao continente. A teoria mais plausível sobre a migração é que, a partir de uma grande glaciação ocorrida 34 milhões de anos atrás, a Balkanatolia se conectou com a Europa Ocidental, dando início à Grande Coupure.
O fenômeno diminui o nível do mar ao formar o que hoje é o manto de gelo da Antártida, possibilitando que os animais, principalmente mamíferos, conseguissem sair da Ásia Ocidental e ir para Europa. O rebaixamento do continente pode ter sido ocasionado pelos mesmos motivos que possibilitaram a movimentação dos animais, segundo comunicado.
Gostaram do post? Então vejam outras notícias relacionadas, logo abaixo:
1-Treta da Terra Plana: Space Today Vs Ciência de Verdade
2-Live 09/11 – Só a Ciência cura?
3-Silvio Santos é condenado por indagar criança: ‘sexo ou poder?’
Gratidão por lerem o post!
Luz para nós!
Interessante! Luz p’ra nós!
Lpn!
Intrigante! Luz p’ra nós!
Luz pra nós!
Novas terras surgiram novos povos novidades #LuzPraNos
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós
Ual 💓💓💓💓💓
Luz p´ra nós
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós 🙏🏻
Luz p’ra nós