Arremeter (português brasileiro) ou borregar (português europeu) (em linguagem técnica, go-around) é o procedimento no qual o piloto de uma aeronave retoma o voo dela depois de falhas no procedimento do pouso ou quando o piloto não tiver referência visual da pista (mesmo voando em *IFR). A arremetida pode ocorrer ainda em voo, durante a reta final ou após a aeronave ter “tocado” a pista. O toque-arremetida é o procedimento usado pelos pilotos para treino dos procedimentos de pouso.
Após o toque arremetida, a aeronave é deslocada para o *VOR de espera para dar a volta, e tentar fazer a operação novamente. Em aproximações *CAT II e CAT III é possível, também, o toque arremetida, pois o visual do ambiente está em condições críticas.
*IFR:
As Regras de Voo por Instrumentos ou IFR (do inglês Instrument Flight Rules) são o conjunto de regras das quais o piloto se utiliza para conduzir uma aeronave orientando-se pelos instrumentos de bordo, ao invés de se orientar por referências visuais exteriores a essa aeronave.
VOR:
Radiofarol omnidirecional em frequência muito alta. VOR é sigla do inglês: very high frequency omnidirectional radio range.
CATII e CATIII:
Cada categoria significa mais ou menos a quantidade de neblina ou visibilidade a frente e abaixo.
Wikipédia com alterações
Quando um avião arremete, ou seja, cancela o pouso e sobe de novo, é comum isso virar notícia. Apesar de toda a preocupação que os passageiros possam sentir, esse é um procedimento seguro.
Esse vídeo mostra a arremetida de uma aeronave a segundos do toque na pista.
Link do vídeo: clique aqui.
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Gratidão, Mestra.
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#LuzPraNos
Gratidão pelo post. Luz p’ra nós 🙏
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