Nesta quarta-feira (16), das 19h às 21h, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) realiza audiência pública para debater o tema da cannabis medicinal e do cânhamo. Terceira de uma série de oito encontros programados, desta vez o foco será no cultivo. A transmissão será feita on-line, por meio da plataforma Zoom. O evento poderá ser assistido, ainda, na página do YouTube da TV Alesp.
Entre os especialistas convidados está Sérgio Rocha, que é diretor-executivo e fundador da ADWA Cannabis, empresa de melhoramento genético de cannabis. Engenheiro Agrônomo, ele é autor do primeiro Zoneamento Agroclimático para o cultivo de Cannabis para uso Medicinal e Industrial no Brasil, realizado em 2018, desenvolvendo pesquisa sobre o comportamento agrícola de variedade de Cannabis sativa L. com potencial para uso medicinal e industrial sob as condições edafoclimáticas do município de Viçosa (MG).
Outro especialista convidado para falar sobre produção é Rafael Redwood, cofundador e CEO da USA Hemp. Ele está à frente dos negócios da empresa nos EUA desde o começo, coordenando a linha de produção dos medicamentos da marca. O evento contará ainda com a participação de Cidinha Carvalho, que é presidente da Cultive Associação de Cannabis e Saúde e membro da PBPD – Plataforma Brasileira de Políticas de Drogas. Cidinha, uma das precursoras da causa da cannabis medicinal no Brasil.
Mercado para a Cannabis medicinal não para de crescer no Brasil
Segundo a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), por meio de dados apurados pelo portal Cannabis & Saúde, houve um aumento de 127% no volume de pedidos de importação de medicamentos feitos à base de cannabis no primeiro semestre de 2021. Ainda de acordo com a agência estatal, entre 2015 e 2021, o número de autorizações para importação passou de 850 para mais de 22 mil até setembro, o que representa um aumento de 400% ao ano. Dados apurados pela consultoria Kaya Mind, especialista no tema, com base em levantamento junto à Anvisa e à Federação das Associações de Cannabis Terapêutica (FACT), existiriam hoje no país mais de 50 mil pacientes fazendo uso de produtos terapêuticos à base de cannabis.
Cannabis medicinal no SUS
A frente parlamentar em defesa da cannabis medicinal e do cânhamo industrial foi instalada na ALESP em outubro, por meio de proposição do deputado Sérgio Victor (Novo). Ele defende a necessidade de engajar a sociedade e entidades científicas para ampliar o debate e promover avanços na legislação. Para o parlamentar, com isso será possível aliviar o sofrimento de pacientes e seus familiares desburocratizando processos e facilitando o acesso à terapia, ainda bastante restrita e cara e com uma demanda crescente. “Prioritariamente, precisamos reforçar a defesa consciente do uso medicinal da cannabis e permitir que a população em geral possa fazê-lo por meio do SUS”, disse o parlamentar.
Portais
Fortaleça no merch!
cristolucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org
Luz p’ra nós!
Luz P’ra Nós!!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz pra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós.
#LuzPraNos
Se descriminalizar já é lucro demais. Luz p’ra nós.
A vida sempre vence.
lpn!
Luz p’ra nós!
Luz p´ra nós!
Gratidão pela matéria!
Luz p’ra nós!
Luz p´ra nós!