O axolote é um tipo de salamandra, mas diferentemente desse animal, não se desenvolve normalmente da fase de larva – com guelras – à fase adulta, e permanece aquático por toda a vida.
O axolote pode ser encontrado em uma variedade de cores que incluem o preto, cinza, dourado, albino, branco com olhos pretos e outras. São relativamente fáceis de cuidar, mas vivem toda a sua vida na água. Por isso, é preciso dar a eles um tanque que esteja sempre na temperatura adequada.
Os axolotes são oriundos do lago Xochimilco, no México, onde correm perigo de extinção. Isso porque sobraram muitos poucos canais que levam ao lago. Felizmente, essa espécie se reproduz facilmente em cativeiro, e são comuns pesquisas sobre sua capacidade única para regenerar membros inteiros.
Comportamento do axolote
O axolote é um animal relativamente resistente. São mansos na natureza, mas devem ser considerados animais de estimação de exibição, já que não podem interagir com seus donos fora do tanque. São anfíbios delicados, de corpo macio e pele permeável. Por isso, não devem ser pegos com a mão a não ser que seja absolutamente necessário. Não são animais muito sociáveis e não se beneficiam de ter um companheiro.
Dando abrigo ao axolote
Um axolote pode ser bem maior do que uma salamandra. Por isso, recomenda-se um tanque (aquário) de pelo menos 70 a 90 litros. O tanque não precisa estar cheio de água. A água só precisa ser mais profunda do que a longitude total do animal.
Como resfriar a água do aquário?
Por que a temperatura é importante para o axolote?
Esse animal é criado em cativeiro há décadas e, por isso, muitos apaixonados pela terrariofilia já tiveram a oportunidade de adquirir um espécime em algum momento de suas vidas.
A maioria dos portais informativos indica que a água do aquário desse animal deve permanecer a uma temperatura constante de 20 graus ou menos, embora em Xochimilco e Chalco, locais onde o axolote vive, possam ser observadas temperaturas ambientes de 30 graus no verão – e de cerca de 23 graus na água.
Sem dúvida, isso não significa que a temperatura do aquário deva ser negligenciada. Estamos apenas tentando mostrar que, de fato, há testemunhos de pessoas que mantiveram os seus axolotes a temperaturas de cerca de 22-23 graus durante certos períodos de tempo sem complicações graves.
Ainda assim, o tutor precisa estar atento aos seguintes sinais claros de estresse causado pela temperatura muito elevada da água:
♒O animal sobe à superfície para respirar com uma frequência excessiva.
♒As brânquias se retraem.
O axolote obtém oxigênio da água por meio da sua árvore braquial externa, da pele e dos pulmões. Os níveis de oxigênio dissolvido na água diminuem com a temperatura. Portanto, em águas muito quentes, o animal se afoga – literalmente. Por esse motivo, é fundamental ter um cuidado especial com o parâmetro do qual estamos tratando aqui.
Como manter o aquário do axolote resfriado
Uma vez que já mostramos a importância da temperatura da água para o cuidado desse simpático animal, é hora de apresentar uma série de dicas para manter o seu aquário resfriado. Vamos lá.
A localização do aquário A localização do aquário é um fator importantíssimo que deve ser levado em consideração. Para evitar ao máximo o acúmulo de calor, as seguintes dicas devem ser consideradas:
Coloque o aquário próximo ao chão. O ar quente sobe, por isso você sempre economizará alguns décimos se colocar o aquário no nível do chão.
Evite a exposição à luz. Luz é energia e, por isso, ao entrar em contato com a água, ela a aquece. É fundamental que, durante as épocas de calor, o aquário fique longe das janelas. Além disso, também não acenda a luz do aquário durante as horas mais quentes do dia.
Coloque o aquário no cômodo mais frio da casa. Se você tiver um porão ou um dos cômodos se comunicar com um espaço aberto interno com sombra, você já sabe o que fazer.
Abra a janela durante a noite.
Ventiladores especializados Existem diversos modelos de ventiladores para o aquário do axolote que podem ser encontrados em pet shops a preços relativamente acessíveis. É possível colocar tantos quanto forem necessários, pois eles vão movimentar a água de forma superficial e o animal, por estar no fundo do aquário, nem perceberá.
É importante destacar que esse método de resfriamento promove a evaporação da água. Aproveite para repor a fração evaporada diariamente com água da geladeira ou congelada, desde que previamente desclorada.
De acordo com relatos em páginas especializadas, existem ventiladores para aquários que podem baixar a temperatura da água em até quatro graus.
Garrafas geladas e cubos de gelo Sem dúvida, estamos diante do método mais famoso e, infelizmente, o menos eficaz. A colocação de garrafas frias no aquário só deve ser considerada durante ondas de calor ou em momentos de urgência, pois o seu efeito é transitório. Apesar disso, colocar uma garrafa gelada no aquário do animal vai diminuir a temperatura em alguns graus durante um tempo.
Um refrigerador para aquários Sem dúvida, a melhor opção. Os refrigeradores para aquários funcionam perfeitamente para manter a temperatura desejada, mas têm uma desvantagem muito importante: o preço. A maior parte deles fica na faixa de aproximadamente 300 dólares. É preciso esvaziar a carteira.
Um grande esforço para um grande animal
Conforme você viu nessas linhas, manter a temperatura do aquário de um axolote quando está fazendo 30 graus do lado de fora é um grande sacrifício. Você vai precisar de controle, paciência e, acima de tudo, uma grande tomada elétrica para conectar ventiladores e refrigeradores.
Mesmo assim, o esforço vale a pena. O axolote é um dos animais mais fascinantes que podem ser encontrados no mundo dos animais de estimação exóticos e, como tal, merece todo o cuidado e a atenção de que precisa da parte do seu tutor.
O aparelho oral dos axolotes
A cabeça do axolote é grande, achatada e apresenta um par de olhos sem pálpebras. Também chama a atenção o tamanho da boca, já que parece desproporcional ao resto do corpo do animal. Enfim, tudo tem sua razão de ser no mundo animal.
Os axolotes têm dentes vestigiais (típicos em outras salamandras após a metamorfose) em seu estágio adulto, mas eles não são úteis quando se trata de obter alimento. Graças à sua boca grande, esses anfíbios são capazes de criar uma bomba de sucção: abrem o aparelho bucal repentinamente e, devido à diferença de pressão, a água entra na cavidade oral e prende a presa.
Os axolotes “arrastam” suas presas engolindo a água ao redor.
O que os axolotes comem na natureza?
Como todos os anfíbios adultos, os axolotes são exclusivamente carnívoros. Apesar de sua falta de jeito para se movimentar e de sua aparência inofensiva, esses animais são capazes de abrir a boca muito rapidamente e succionar suas presas. Como indica o site da National Geographic, suas vítimas comuns são moluscos, vermes, larvas de insetos e pequenos peixes.
Os axolotes costumam ser o topo da pirâmide alimentar em seu ambiente natural (Lago Xochimilco, México). Infelizmente, a introdução de grandes peixes exóticos nas águas desse ecossistema fez com que sua população diminuísse de forma alarmante. A poluição da água e as mudanças climáticas também favorecem seu desaparecimento.
A população do axolote diminuiu 60 vezes seu número original nas últimas décadas. Estima-se que existam entre 700 e 1200 espécimes selvagens em todo o mundo.
O que o axolote come em cativeiro?
A situação do axolote é irônica, pois há muito mais espécimes em cativeiro do que em liberdade. Listamos suas necessidades nutricionais no ambiente doméstico no espaço a seguir:
Insetos vivos: os axolotes aceitam de bom grado qualquer ser vivo que caiba em sua boca, como grilos, tenebrios, e baratas. Cuidado com a administração excessiva de larvas de besouro, pois elas apresentam alto percentual de gordura.
Larvas de mosquito congeladas: essa é a base da dieta de axolotes juvenis. É um alimento muito prático, pois pode ser adquirido em forma de cubos de gelo e guardado indefinidamente no congelador.
Peixes vivos: a administração de peixes vivos não é recomendada, pois podem conter parasitas e adoecer o axolote. Além disso, você pode se machucar ao caçá-los.
Alimentos para peixes: embora os comam, os alimentos secos para peixes não são uma boa escolha para os axolotes. Não é natural e pode conter nutrientes que o animal não consegue assimilar.
Proteína morta: os axolotes também adoram pedaços de camarão, frango, peixe ou carne magra esporadicamente. Claro, certifique-se de ter congelado bem a carne antes de oferecê-la ao seu animal de estimação.
Além disso, você deve ter muito cuidado com o substrato do aquário. Como os axolotes usam uma bomba de sucção para comer, eles provavelmente vão acabar sugando areia com a boca (e morrendo por impactação em longo prazo). Por esse motivo, recomenda-se que o ambiente do axolote seja composto de pedras muito grandes para que possam cuspi-las em caso de ingestão acidental.
Infelizmente, em breve pode não haver espécimes na natureza, e os domésticos são a única prova viva de que essa espécie já existiu. Por isso, cuidar deles é mais importante do que nunca.
Problemas de saúde mais comuns do axolote
Em algumas circunstâncias, o axolote pode sofrer metamorfose em uma área terrestre, ainda que isso possa ser estressante para o animal e não seja visto com frequência. As condições sob as quais isso aconteceria normalmente não são bem conhecidas. Sabemos que a metamorfose pode acontecer mediante mudanças nas características da água, ou também quando o axolote tem certas proporções do hormônio tireoide.
A forma terrestre do axolote requer cuidados completamente diferentes. Não se recomenda tentar induzir a metamorfose, já que isso pode fazer uma pressão indevida no animal, encurtando significativamente sua vida.
Os axolotes frequentemente comem cascalho ou parte de seus dejetos e ficam propensos à obstrução gastrointestinal quando ingerem corpos estranhos. As obstruções intestinais são uma causa comum de morte, e o cascalho e outros objetos no tanque devem ser utilizados cuidadosamente.
Fonte:MeusAnimais
Portais:
Ajudem compartilhando|comentando…
Luz pra nós ✨
Luzpranos
Luz p’ra nós!
Que dahora man. Deu até vontade de cuidar de um.
Gratidão pelo post
Luz pra nós 🙏
Luz p’ra nós!
Luzpranos
LUZ p’ra nós.
Luz p’ra nós
Que monstrinho bonitinho gente!😍
Luz p’ra nós!
Luz pra nós
Luz p’ra nós!
Nossa, que fofinho!
Luz p’ra nós!
Gratidão. Luz p’ra nós!
Luz pra nós
Luz p´ra nós
Bem legal 👏🏾
Gratidão pelo post!
Luz p’ra nós 🙏🏾⚛️✅⚠️💥