
Cientistas do Aquário da Nova Inglaterra, em Boston, EUA, registraram na terça-feira (5) o avistamento de uma baleia-cinzenta nas águas ao sul de Nantucket, um evento raro na região. Especialistas acreditam que a espécie tenha sido extinta do Oceano Atlântico há cerca de 200 anos.
A baleia foi avistada por uma equipe de exploração aérea no último dia 1. Durante os 45 minutos em que o time acompanhou o animal, ele mergulhou e retornou à superfície diversas vezes, aparentemente em busca de alimento.
“Foi difícil para o meu cérebro processar o que eu estava vendo, porque esse animal não deveria estar nessas águas”, disse a pesquisadora Kate Laemmle, que fazia parte da equipe no avião. Entre as características distintivas da baleia-cinzenta estão sua coloração cinza-esbranquiçada e a ausência de uma barbatana dorsal.
A espécie é geralmente dividida em dois grupos: as baleias-cinzentas orientais, que possuem populações estáveis, e as baleias-cinzentas ocidentais, que estão em risco de extinção. Essas baleias são comumente encontradas na parte norte do Oceano Pacífico, região entre as Américas, Ásia e Oceania, mas a caça intensiva fez com que a espécie desaparecesse do Atlântico.
No ano passado, foi registrado um avistamento similar na Califórnia, e os cientistas acreditam que possa ser o mesmo indivíduo visto agora. Ao todo, houve cinco avistamentos de baleias-cinzentas no Atlântico e Mediterrâneo nos últimos 15 anos, segundo a equipe do Aquário.
As mudanças climáticas podem ser um dos fatores que explicam essas aparições. Durante o verão, o degelo mais intenso na Passagem do Noroeste, que conecta os oceanos Atlântico e Pacífico pelo norte do Canadá, facilita o deslocamento de animais da espécie, que antes enfrentavam dificuldades devido às camadas de gelo marinho.
Esse fenômeno também pode explicar o recorde alcançado por uma baleia-cinzenta em 2013, quando ela se tornou o vertebrado marinho a realizar a maior jornada conhecida pelos mares. Partindo do Pacífico Norte e chegando até a Namíbia, a baleia percorreu 26,8 mil quilômetros, mais da metade da distância de uma volta ao planeta.
Fonte: umsoplaneta.globo.com
Portais:
Luz p’ra nós
Ajudem compartilhando|comentando
Viva! Luz p’ra nós
Graças a Deus ela ainda existe. Gratidão pela matéria! Luz p’ra nós!
Amém.
Luz p’ra nós.
Luz p’ra nós!
Luz pra nós.
#luzpranos
Luz p’ra nós


Luz p’ra nós
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!