
Um grupo de cientistas da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, anunciou que um computador foi mantido ligado durante um ano, alimentado apenas com a energia produzida por algas.
Para isso, foi usado um sistema de pequeno tamanho que continha uma espécie não tóxica de alga – a Synechocystis – de cor esverdeada, que colhe naturalmente a energia do sol por meio da fotossíntese.
A pequena corrente elétrica gerada é coletada por um elétrodo de alumínio e transferida para alimentar um microprocessador.
Os pesquisadores afirmam que esta é uma técnica útil em situações fora da rede, em locais remotos.
O dispositivo fotossintético não funciona como uma bateria porque está continuamente usando luz como fonte de energia.
Como o sistema é feito de materiais comuns, baratos e amplamente recicláveis, ele pode ser facilmente replicado conforme a necessidade, para alimentar um grande número de pequenos dispositivos ou aparelhos maiores.
Não é necessário fornecer um suprimento alimentar para as algas porque elas criam seu próprio alimento por meio da fotossíntese.
E, apesar de a fotossíntese requerer luz, o dispositivo continua produzindo energia durante períodos escuros – os pesquisadores acreditam que isso ocorre porque as algas processam parte de seus alimentos quando não há luz, e isso continua gerando uma corrente elétrica.
Veja mais:
Fonte:https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=biocelula-usa-algas-gerar-energia-computador-internet-coisas&id=010115220516#.Ypadx6jMJPa
Luz pra nós!
Bem criativo 👏
#LuzPraNos
Luz p’ra nós.
Luz p’ra nós
Muito legal, luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p´ra nós!