O governo da Bolívia anunciou na terça-feira que rompeu laços diplomáticos com Israel, acusando Israel de cometer crimes contra a humanidade em seus ataques à Faixa de Gaza.
A Bolívia “decidiu romper relações diplomáticas com o estado de Israel em repúdio e condenação à ofensiva militar israelense agressiva e desproporcional em andamento na Faixa de Gaza”, anunciou o Vice-Ministro das Relações Exteriores, Freddy Mamani, em uma coletiva de imprensa.
Mamani acrescentou que a Bolívia estava pedindo um cessar-fogo e o fim do “bloqueio que impede a entrada de alimentos, água e outros elementos essenciais para a vida”.
A Ministra Interina das Relações Exteriores, Maria Nela Prada, disse que a coletiva de imprensa foi convocada “em referência aos crimes contra a humanidade sendo cometidos na Faixa de Gaza contra o povo palestino”.
O ministério das Relações Exteriores de Israel não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
A Bolívia está entre os primeiros países a romper ativamente relações diplomáticas com Israel por causa de sua guerra em Gaza, em retaliação a um ataque em 7 de outubro no sul de Israel por militantes palestinos do Hamas, que Israel afirma ter matado 1.400 pessoas e feito 240 reféns.
O país sul-americano havia cortado anteriormente os laços diplomáticos com Israel em 2009, sob o governo do Presidente de esquerda Evo Morales, também em protesto contra as ações de Israel em Gaza.
Em 2020, o governo da Presidente Interina de direita Jeanine Añez restabeleceu os laços.
O anúncio de terça-feira ocorreu horas depois de Morales pressionar o atual Presidente Luis Arce nas redes sociais para condenar Israel e declará-lo um estado terrorista.
Na segunda-feira, Arce se encontrou com o embaixador palestino na Bolívia.
“Rejeitamos os crimes de guerra sendo cometidos em Gaza. Apoiamos iniciativas internacionais para garantir ajuda humanitária, em conformidade com o direito internacional”, disse Arce nas redes sociais na segunda-feira.
As autoridades de saúde de Gaza afirmam que 8.525 pessoas, incluindo 3.542 crianças, foram mortas em ataques israelenses desde 7 de outubro. Funcionários da ONU dizem que mais de 1,4 milhão dos cerca de 2,3 milhões de habitantes civis de Gaza ficaram desabrigados.
O exército de Israel acusa o Hamas de usar edifícios civis como cobertura para combatentes, comandantes e armamentos, acusações que o Hamas nega.
Lives essenciais para se entender o que está acontecendo entre Israel e Palestina:
Censura no Youtube / Lives no Tik Tok / Israel x Palestina
(atualizado) Brasil no meio do Fogo Cruzado (Live TikTok)
Separando Joio e Trigo (Live TikTok)
Pq Vicky Vanilla e direita amam Falsa Israel?
Rodrigo Silva, Afonso e Cristãos judaizantes
Lamartine Posella x Augustus Nicodemos – É o fim?
Abraão ofereceu Isaac ou Ismael? Luta continua hoje!
Portais
Fortaleça no merch!
cristolucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org
Luz p’ra nós
Os inocentes clamam por justiça.
#palestinalivre
#luzpranos
Luz p’ra nós!
Luz pra nós
Gratidão.
Luz p´ra nós
Que assim seja 🙏
Luz p’ra nós!
Lpn.