O Brasil tem duas sorveterias entre as 50 melhores do mundo e a paraense Cairu é uma delas. A outra é a San Lorenzo Gelateria, em São Paulo, que ficou em 37º lugar no Festival Mundial do Gelato. Esse festival é uma espécie de Copa do Mundo do Sorvete, que aconteceu na última quinta-feira (14) em Roma, na Itália. De acordo com a lista divulgada pela organização do evento, a Sorveteria Cairu, de Belém do Pará, é a melhor colocada do Brasil e ficou em 32º lugar no ranking, com destaque para o sorveteiro “de ouro” do país, Armando José Laiun Filho.
Sorvete da Cairu é o melhor do Brasil
O trabalho excepcional da Cairu já foi condecorado como o melhor do Brasil nove vezes — uma delas em uma edição anterior da mesma premiação e outras oito na avaliação de diferentes competições. E ela faz jus ao título prestigiando ingredientes e sabores nacionais em seu menu. Um exemplo é o premiado sorvete Carimbó, uma mistura de doce de cupuaçu e castanha do Pará, batizado em homenagem à dança indígena típica da região Norte. Há ainda uma outra pedida de destaque chamada Paraense, que leva açaí e farinha de tapioca.
San Lorenzo Gelateria, em São Paulo, tem sabores inusitados
Já a segunda brasileira na lista é a San Lorenzo Gelateria, de São Paulo, que levou o 37º lugar (empatada com a Dona Malina, de Florença, na Itália) pelo trabalho de Brenno Floriano. No cardápio de sucesso da casa bastante premiada — vencedora como Melhor Gelato do Brasil em 2018 e 2021 —, há versões exclusivas como os gelatos de baba de moça, gorgonzola (!), hibisco, strudel, panetone e pétalas de rosa, que disputam espaço com os já tradicionais com Nutella, pistache e menta.
Veja as cinco melhores sorveterias do mundo
Cerca de 5 mil sorveterias do mundo todo disputaram o prêmio de Melhor Gelato do Mundo. Veja os cinco primeiros colocados:
- 1º: Gelateria I Giardini di Marzo, de Varazze, na Itália.
Mestre Sorveteiro: Marco Venturino.
Segundo a revista Forbes americana, o sorvete de Marco que ganhou o júri foi um “Bocca di Rosa”, com leite, chocolate branco e uma base artesanal de água de rosas.
- 2º: Fazekas Cukraszda, de Budapeste, na Hungria.
Mestre Sorveteiro: Ádám Fazekas.
O húngaro impressionou com um sorvete de pistache.
- 3º: La Parona del Gelato, de Parona, na Itália.
Mestre Sorveteiro: Giovanna Bonazzi.
A italiana é famosa por misturas rebuscadas e refrescantes como este sorvete de uva que leva salpicadas da própria fruta.
- 4º: Savannah’s Kitchen, de São Francisco, nos EUA.
Mestre Sorveteiro: Savannah G. Lee.
Criativa, a americana homenageou sua terra natal com seu sorvete vencedor: a criação tinha sabor e ingredientes da famosa torta de maçã da gastronomia americana. A versão era à base de sorvete de cheesecake, coberta por caramelo salgado e uma mistura de maçãs cozidas com camadas de mel e farofa de biscoito. Ainda há caldas de caramelo amanteigado e chocolate branco na receita, que pode ser vista acima.
- 5º: VeroLatte, de Vigevano, na Itália.
Mestre Sorveteiro: Massimiliano Scotti.
Mais um italiano para a conta! Os sorvetes de Massimiliano, muito prestigiados na região da Pavia, fecharam o quinto lugar. Na foto, o encontro de dois gigantes da sorveteria: os mixes de caramelo salgado, creme, Nutella e pistache.
Portais
Fortaleça no merch!
Escola de Lucifer
Unebrasil
Unebrasil Círculo EDL
Unebrasil Oryon
Loja Lucifer
Rapé do Reino
Congresso Online
Projeto Quero Vencer
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Humm. Delícia.
Luz p’ra nós!
Simmmm mtmtmtm!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Sorvete é bom demais de frutas então…
Luz p’ra nós
Hummm, bom demais da conta rsrsr
#LuzPraNos
Luz p’ra nós!
Amo sorvete 🤤
mttmtmt bom!!!!
Luz p’ra nós.👍
Uma explosão deliciosa de sabores é o sorvete. Lpn🍎
simmmm. lpn
Lpn!
Já quero visitar rsrs. #luzpranos
rsrsrs se for aqui seja bem vindo. lpn
Luz p´ra nós!
Amo muito.
País tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza!