A Casa da Moeda do Brasil é uma empresa vinculada ao Ministério da Fazenda, responsável sobretudo pela produção de moeda e papel-moeda no Brasil. Algumas outras atividades secundárias da empresa são a fabricação de passaportes, medalhas e selos fiscais.
Apesar de ser o local onde se produz dinheiro, a Casa da Moeda do Brasil não toma as decisões referentes à quantidade de dinheiro que será produzida, já que essa função cabe ao Banco Central do Brasil (Bacen ou BC).
Para a definição da quantidade de moeda e papel-moeda que será produzida, o Bacen analisa o cenário econômico nacional, o quanto de dinheiro que precisa ser substituído e a política econômica adotada.
Casa da Moeda do Brasil (CMB)
É a empresa pública responsável pela emissão monetária nacional. Ou seja, é a Casa da Moeda quem imprime todo o dinheiro que está em circulação no Brasil.
Além de produzir papel-moeda e moeda metálica, a CMB é responsável também por imprimir selos fiscais, postais e federais, imprimir títulos de dívida pública e fabricar medalhas e moedas comemorativas. Por fim, ela realiza ainda a fabricação de passaportes, diplomas, certidões e outros tipos de documentos que necessitem de um sistema de segurança semelhante.
Apesar da CMB fazer a emissão do papel-moeda, o órgão responsável pelo controle e distribuição de dinheiro é o Banco Central do Brasil. Desse modo, o Bacen faz a solicitação e a CMB realiza a impressão de cédulas e cunhagem.
Breve história da CMB
A Casa da Moeda do Brasil foi fundada no dia 8 de março de 1694, em Salvador. Posteriormente, em 1699 ela foi transferida para o Rio de Janeiro. Sendo que a CMB é considerada como uma das instituições mais antigas do Brasil.
Antes da CMB ser criada, as moedas em circulação no país eram originárias de Portugal e de outros países estrangeiros. Dessa maneira, a Casa da Moeda foi fundada para fazer a cunhagem de moedas brasileiras e substituir as demais moedas estrangeiras.
As primeiras moedas brasileiras nasceram em 1695. Elas eram conhecidas como série de patacas e consistiam em 1.000, 2.000 e 4.000 réis em ouro, e 20, 40, 80, 160, 320 e 640 réis em prata.
CMB atualmente
Quando a CMB foi fundada, o Brasil ainda era colônia. Porém, conforme a economia brasileira cresceu, a demanda por dinheiro em circulação também aumentou.
Sendo assim, a CMB foi se desenvolvendo e hoje é um dos maiores complexos industriais do mundo. Basicamente, o complexo instalado no bairro de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, possui mais de 120 mil metros quadrados.
O complexo é composto por três fábricas e é totalmente equipado com os mecanismos e impressoras necessárias para a confecção de dinheiro. Em síntese, a CMB possui capacidade para produzir cerca de 3 bilhões de cédulas, 4 bilhões de moedas, 3 milhões de passaportes e 8 bilhões de selos fiscais por ano.
A função do Banco Central do Brasil
A Casa da Moeda do Brasil é a única instituição autorizada a fazer a emissão de moeda e papel-moeda. No entanto, ela não pode decidir de maneira autônoma o quanto de dinheiro será produzido.
A função de controlar o quanto de dinheiro entra ou sai de circulação é do Banco Central. Portanto, a CMB é apenas um instrumento de produção para que o Bacen faça o gerenciamento do dinheiro em circulação no Brasil.
O Bacen faz a análise da necessidade de substituição de moedas e cédulas danificadas e define o quanto de papel-moeda e moedas devem ser produzidas pela CMB. Nessa análise é levada em consideração também a política econômica adotada pelo Ministério da Fazenda.
Quando imprimir mais dinheiro
Por vezes, as pessoas acreditam que, quando a economia de um país está ruim, basta imprimir mais dinheiro. A teoria é que, com mais dinheiro em circulação, teria como investir em educação, saúde e geração de emprego. Contudo, não é assim que as coisas funcionam.
O correto é que a impressão de dinheiro seja correspondente ao crescimento orgânico e gradual da economia. Em resumo, quando a economia de um país se desenvolve, os investimentos e a produção crescem, o que resulta no aumento de riquezas e, consequentemente, na quantidade de dinheiro em circulação.
Por outro lado, se ocorrer a emissão de dinheiro sem o país ter gerado riqueza, as pessoas podem até ter mais dinheiro em mãos, mas a produção não teria crescido. Ou seja, o país não não gerou riqueza e, então, seria um crescimento artificial do dinheiro em circulação.
O resultado seria a escassez de produtos, o aumento dos preços e a desvalorização do real. Com a desvalorização seria preciso imprimir mais dinheiro, o que no fim das contas ia resultar na hiperinflação.
A produção descontrolada de dinheiro faz com que a economia fique instável e que o Real perca a credibilidade, já que as pessoas não iriam mais confiar no seu valor. É por isso que antes do Banco Central solicitar a emissão de mais dinheiro, ele faz uma profunda análise da economia nacional.
Fontes: C. da M Nubank Empreender D.
Veja também
Veja também
Torne-se deputado e lute por nós! – Bob Navarro
🇧🇷 O futuro na minha visão p’ra nós brasileiros é isso aqui: eumerepresento.org, a gente dominando todos as nossas estatais, nossos lucros, nossa economia. Posicionando a voz para aqueles que realmente confiamos. A rede vai ser natural. Vamos chegar em conclusões verídicas dominando o nosso orçamento, vamos eliminar esse problema da dívida externa, dos sanguessugas, porque o mundo funciona a crédito.
Os ricos não usam dinheiro. Se você saca o dinheiro, você paga imposto de renda. Então o que que os caras fazem? Deixa rodando em ações, aplicado e usam o crédito. Para eles o crédito é barato. Pagam baratinho nos juros e usam o crédito. Aí não pagam imposto nenhum. É assim que o mundo funciona p’ra eles. Quem está usando dinheiro está gastando mais do que usando. Está trabalhando, está sendo escravizado. Entende?
Você usa seu cartão, e paga um juros caro. Você não está no esquema. É para você usar o dinheiro mesmo. Porque se vai sacar, e vem o imposto de renda, eles tem todo um esquema p’ra não pagar imposto, só que dura pouco porque o resto do povo vai quebrando, daqui a pouco eles caem. Eles deviam estar cuidando lá de baixo porque são os pilares que o sustentam.
Com o Congresso Online a gente vai quitar as nossas dívidas com nosso próprio lucro, do país mais rico do mundo que é esse aqui. A gente vai parar de deixar a Petrobras dar lucro e dividendo p’ra gringo, vai pegar esses recursos e investir na infraestrutura da nação, colocar como lei o direito a todos terem estudo e o plano de carreira assegurados, no setor que escolher. Tudo isso já cria uma coisa que cria outra. A construção desses setores já dá emprego, já dá renda. Isso já gera economia, já gira outros setores que dá emprego, dá renda, que já abastece esse setor aqui. Esses funcionários dessas estatais podem ganhar muito bem, parte do seu salário num crédito que vai ser usado entre as estatais, então não vai afetar necessariamente, não vai inflacionar os produtos e ao mesmo tempo vai dar qualidade para as suas aquisições.
Dá p’ra manter muito bem a nossa economia, todo mundo tendo do bom e do melhor sem interferir na inflação, no preço final que vai ainda poder ser utilizado p’ra exportação e para venda, daqueles que não são funcionários de estatais. Então vai continuar tendo uma disputa de preço.
É fácil com o Congresso Online estruturar tudo, de uma maneira que todos nós tenhamos os recursos gerados por nós, ou seja, tudo que precisamos. Teremos uma vida de qualidade, invejável por qualquer nação. A partir desse mínimo o povo todo vai ter e pode ter, parece loucura, mas não é. A gente sustenta e a gente dá essa vida confortável p’ra muitas pessoas. São milhões de pessoas no mundo usando nossos recursos. Seria muito fácil usá-los para duzentos e quarenta milhões de brasileiros. Muito fácil, tá? E não estou falando de todo mundo ser rico. Mas terão o mínimo da dignidade o mínimo de condição para você gerar o resto, p’ra você conquistar o resto se quiser. Às vezes você nem quer. Cada um é cada um.
Agora na hora que a gente organizar tudo isso. Não vai faltar nada para ninguém. O mínimo de dignidade, de condições e felicidade. Aí alguns vão querer usar isso pra criar ainda mais, p’ra ficar milionário. Outros não vão, agora condição todos terão diante do seu talento, do seu esforço, da sua capacidade e da sua vontade, e isso é uma dádiva dada por quem? Para todos? Não. P’ra você brasileiro. Um cubano não pode prometer isso. O venezuelano não pode prometer isso. Só tem petróleo. Você brasileiro tem tudo isso de nascença. Porque Deus quis!
Torne-se deputado e lute por nós! Para saber mais clique aqui
Portais
Fortaleça no merch!
Escola de Lucifer
Unebrasil
Unebrasil Círculo EDL
Unebrasil Oryon
Congresso Online
Projeto Quero Vencer
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós.
Luz pra nós
Luz p’ra nós 🍎.
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós.
#LuzPraNos
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Por isso o Banco Central não pode ser independente, pé o coração da nossa nação!
Tem que estar no poder do povo. Avante Congresso Online!
Luz p’ra nós 🙏🏾⚛️✅⚠️💥
Gratidão pela matéria!
Luz p’ra nós!
Bem informativo! Luz pra nós ✨
Luz p’ra nós!
Real lastreado pelo Dólar sem lastro…
Gratidão! Lpn!🍎
É foda como pisam em nossa nação.. Ver a humilhação de justos é o que realmente machuca.. E justos ainda ficam de mal vistos.. Mas a verdade sempre aparace! Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós.
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!