O Brasil possui quase 185 mil (184.960) animais abandonados ou resgatados após maus-tratos, sob a tutela de organizações não governamentais (ONGs) e grupos de protetores. Desse total, 177.562 (96%) são cães 7.398 (4%) são gatos.
Os números são de um levantamento do Instituto Pet Brasil (IBP), realizado junto a 400 ONGs de todo o país que trabalham no acolhimento dos bichos.
São classificados como animais em situação de abandono aqueles que foram resgatados por maus-tratos ou abandonados e que vivem por um determinado tempo sem dono definido.
Segundo dados do Instituto, o número de animais de estimação em condição de vulnerabilidade mais do que dobrou no Brasil entre os anos de 2018 e 2020. Foi de 3,9 milhões para 8,8 milhões. A situação de vulnerabilidade é identificada nos bichos que vivem sob tutela das famílias classificadas abaixo da linha de pobreza ou que vivem nas ruas, mas recebem cuidados de pessoas ao redor, como comerciantes ou moradores da região.
É observado que os números da vulnerabilidade acompanham a situação econômica do país. Se uma população empobrece, a vulnerabilidade desses animais aumenta. A gente consegue relacionar isso porque o IBGE indica que mais de 50% dos lares brasileiros têm animais,
destaca Villela.
Outro indicador importante é o número de ONGs, que aumentou no período. Em 2018, o IPB monitorava 370 instituições e agora já são mais de 400. A maioria (45%) está localizada no Sudeste e é de médio porte, abrigando de 100 a 500 animais.
CNN
Portais:
Ajudem compartilhando|comentando…
Luz pra nós ✨
Bom trabalho dessas ONGs.
Luz p’ra nós!
Graças a Deus! LPN!
Amém, gratidão por essas ONGS. Luz p’ra nós.
Luz p´ra nós
Ótimo trabalho.
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
#LuzPraNos
Iti Malia ✨
Luz p’ra Nós !
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!